.

.
.

sábado, 4 de outubro de 2014

Futsal - AF Braga: Nun'Álvares, 2 - GDCR Rio Caldo, 3

Texto: Ricardo Castro / Fotos: JCL 

Caldo entornado na primeira jornada

O Nun’Álvares estreou-se da pior maneira no campeonato distrital. Derrota caseira por três bolas a duas, diante do Rio Caldo. Num jogo muito intenso, a equipa de Hugo Oliveira pagou cara a sua ineficácia e saiu prejudicada no lance que deu a vitória aos visitantes. 

A grande penalidade convertida por Bruno, aos 38 minutos, culminou uma tarde infeliz para os fafenses. Dentro da área, a bola foi ao tronco de Shake. A dupla de arbitragem assim não considerou. Lance mal ajuizado, em consonância com alguma rigidez dos homens do apito durante o jogo.

Mas voltemos ao início do filme. O Nun’Álvares entrou com qualidade na posse, remetendo o Rio Caldo ao seu meio-campo defensivo. Aos quatro minutos, a superioridade traduziu-se em golo: passe de Shake e João Nuno deu uma potente ‘bicada’ na bola, colocando-a fora do alcance de Macedo. Estava feito o primeiro.

A intensidade deu lugar à rotatividade. Aos dez minutos, já os quatro titulares de campo tinham dado o lugar a Tiago Nogueira, Diogo Rafael, Bruno Portas e Fonseca. O jogo equilibrou. Na baliza, Luís ia ‘fechando’ todos os caminhos. Barbosa e Bruno, aos 11 e 16 minutos, encontraram um gigante na baliza contrária.

Mas aos 17 minutos, um Mini superou o tal gigante. Um desequilíbrio defensivo permitiu ao nº9 do Rio Caldo igualar o marcador. Luís voou, ainda tocou na bola, mas a rede abanou em favor dos visitantes.

Os primeiros sinais de ineficácia surgiram antes do intervalo. Já com cinco faltas para cada lado, o Rio Caldo cometeu mais duas, originando dois livres de dez metros. Primeiro, Shake atirou ao lado. Já Mateus permitiu a defesa ao guarda-redes.

Na segunda parte, as vias foram várias. Mas o sentido era único: a baliza de Macedo. O Nun’Álvares dominou por completo. Contudo, o guardião visitante parecia um íman para a bola. Nos primeiros cinco minutos, Bruno Portas e Tiago Nogueira desviaram na área, mas encontraram o obstáculo do costume. Pelo meio, o mesmo Tiago enviou a bola ao poste.

O jogo acalmou, mas a toada era a mesma. Aos 30 minutos, Luís colocou a bola na cabeça de Shake e este na de Mateus, mas a tentativa do nº7 esbarrou em Macedo. Pouco depois, na área, Ribeiro fez o mais difícil e atirou ao lado.

O ‘rio’ de oportunidades afogou os condestáveis, aos 36 minutos. Barbosa ganhou a bola, isolou-se e, sob pressão de um contrário, contornou Luís e fez o 1-2. Pouco depois, Bruno Portas foi expulso ao desentender-se com Mini. Ao cartão amarelo a cada um, sucedeu-se o vermelho ao fafense, por protestos.

Com menos um, o Nun’Álvares fez das fraquezas, forças. Logo de seguida, os muitos adeptos ganharam esperança na vitória. Livre de Mateus e novo empate na partida, agora a duas bolas. 

O capítulo final do filme, já se sabe. Depois de tanto desperdício, a equipa de arbitragem não teve o melhor critério no lance que ditou a vitória visitante. Nos instantes finais, o Nun’Álvares colocou Tiago Nogueira como guarda-redes avançado. O golo esteve perto. Macedo não deixou e os três pontos foram para Gerês. 

Jogo realizado no Pavilhão do Grupo Nun’Álvares, em Fafe.

Árbitros: Manuel Morgado e José Carvalho. Cronometrista: Fábio Gonçalves.

NUN’ÁLVARES: Luís, Ribeiro, Mateus, Shake e João Nuno. Suplentes: Tiago Nogueira (cap.), Diogo Rafael, Hugo Lemos, João Vítor, Fonseca, Bruno Portas e Vitinha (gr). Treinador: Hugo Oliveira.

RIO CALDO: Macedo (cap.), Alex, Rocha, Bruno e Paulo. Suplentes: Miguel, Barbosa, Mini, Lopes, Carlos e João. Treinador: Carlos Silva

Disciplina – cartões amarelos: Mateus, 5’, Tiago Nogueira, 34’, Bruno Portas, 36’ e 36’, Mini, 36’e Shake, 38’. Cartão vermelho: Bruno Portas, 36’.

Marcador: João Nuno, 4’ (1-0); Mini, 9’ (1-1); Barbosa, 36’ (1-2); Mateus, 37’ (2-2) e Bruno, 38’ (2-3).
.

Sem comentários: