.

.
.

domingo, 14 de dezembro de 2014

Futsal - AF Braga: Nun'Álvares, 4 - Ass. Futsal Fafe/Sol Poente, 1

Texto: Ricardo Castro / Fotos: João Carlos Lopes

Hugo Lemos e Tiago Nogueira selaram dérbi no último minuto

O Nun’Álvares levou a melhor no dérbi fafense da 10.ª jornada, ao vencer no seu pavilhão a Associação de Futsal de Fafe/Sol Poente, por 4-1. Com indecisão até aos instantes finais, o Nun’Álvares garantiu a vitória no último minuto, com golos de Hugo Lemos e Tiago Nogueira, numa altura em que os visitantes apostavam no cinco para quatro. Foi terceira vitória consecutiva dos condestáveis, na melhor série da temporada. Já a equipa de Vítor Pereira averbou o segundo desaire em nove jogos.
Muito público esteve presente no Pavilhão do Nun’Álvares. Talvez só no jogo feminino da Taça, diante do Benfica em janeiro passado, se viu assistência superior. E quem viu o dérbi não precisou de esperar muito pelo primeiro golo. Luís colocou a bola na área contrária, Tiago Nogueira fugiu ao adversário e, de costas para a baliza, fez uma ‘chapelada’ de cabeça a Teixeira. Aos dois minutos, estava inaugurado o marcador.

O golo madrugador deu lugar a algum equilíbrio na partida. Os visitantes cresceram, ganharam alguns cantos e aos dez minutos estiveram perto do golo. O remate frontal de Mica encontrou Luís. O guardião saiu bem da baliza e evitou o empate. Gijo e Roberto também tentaram, mas faltou pontaria. Aos 13 minutos, Luís saiu queixoso e Vitinha entrou para a baliza dos da casa.

A cinco minutos do intervalo, nova contrariedade para os locais. Mateus saiu lesionado e não mais entrou em jogo. No mesmo minuto, o empate. Contra-ataque conduzido por Bruno Simões e bola na direita em David, que encostou com êxito para o 1-1. Depois das duas lesões, não houve duas sem três para a equipa da casa e o maior aval atacante do Sol Poente ditou o golo da igualdade.

Aos 17 minutos, passe de Bruno Simões a sobrevoar a defensiva do Nun’Álvares e Gijo a desviar. O golo esteve perto, mas Vitinha voou e negou novo festejo, que surgiria do outro lado no minuto seguinte. Livre de Shake, bola contra a barreira, novo remate do nº10 condestável e após defesa de Teixeira, a bola sobrou para Portas. Um remate rasteiro de pé esquerdo bastou para chegar a nova vantagem. Antes do intervalo, Bruno Simões e David estiveram perto do golo. Vitinha defendeu e manteve o 2-1.

No início da segunda parte, a onda de lesões aumentou. Desta feita, foi do lado da AFFSP. Bruno Simões marcou um livre junto à área contrária e caiu de seguida no solo, sem que mais pudesse dar o contributo à sua equipa.
A primeira metade da etapa complementar jogou-se a um ritmo intenso. Oportunidades, luta máxima e alguns cartões amarelos. Do lado da casa, Shake esteve perto do golo por duas vezes. Sem sucesso. Pelo meio e do lado contrário, o perigo foi maior. Aos 23 minutos, Vítor, jogador que vestiu as cores do Nun’Álvares na última época, obrigou Vitinha a duas defesas difíceis. Depois foi David. O nº17 da AFFSP foi dos mais perigosos, mas encontrou em Vitinha, por três vezes, um autêntico obstáculo ao golo.

Aos 32 minutos, grande oportunidade para a equipa de Vítor Pereira. Carneiro rematou de fora da área e a bola bateu no poste. Mica, na recarga, viu Vitinha evitar nova igualdade. Três minutos depois, novamente Mica. Remate rasteiro de pé esquerdo, mas Vitinha esticou-se e segurou a vantagem da sua equipa. A equipa forasteira estava por cima, mas encontrou uma exibição de alto nível do ‘pequeno’ guarda-redes do Nun’Álvares em vários lances.

Face à grande pressão adversária, a equipa de Hugo Oliveira, hesitante e com ânsia, não aproveitou alguns contra-ataques. Teixeira só voltou a ter trabalho aos 36 minutos, segurando um remate de primeira de Tiago Nogueira, após canto de Shake.


À entrada para os últimos dois minutos, a AFFSP tentou tudo para chegar ao empate e apostou no cinco para quatro. Contudo, sem êxito. Aos 39 minutos, Hugo Lemos aproveitou uma bola ganha e rematou para a baliza deserta, aumentando a vantagem do Nun’Álvares para 3-1. E a 36 segundos do fim, Tiago Nogueira bisou e fixou o resultado. O nº12 dos condestáveis apanhou a bola no ar e desferiu um remate vistoso e eficaz, para o 4-1 final. Euforia de um lado, desilusão no outro e o apito final pouco depois, num duelo fafense merecedor de muitos espetáculos de futsal. Indecisão ao longo dos 40 minutos e grande atmosfera proporcionada por todos os intervenientes, desde os jogadores a adeptos.

Com este resultado, o Nun’Álvares soma 16 pontos e mantem-se no 4.º lugar, agora de forma isolada, devido à derrota do Lordelo. Já a Associação de Futsal de Fafe/Sol Poente mantém o segundo posto com 21 pontos, agora a quatro do líder Caldelas, mas com menos um jogo.

Jogo realizado no Pavilhão do Grupo Nun’ Álvares, em Fafe.

Árbitros: Carlos Costa e João Carvalho. Cronometrista: Sílvia Gonçalves.

NUN’ÁLVARES: Luís; Ribeiro, Shake, Mateus e Tiago Nogueira. Suplentes: Vitinha (gr), Hugo Lemos, João Nuno, Luisinho, Bruno Portas, Simões e Diogo Rafael. Treinador: Hugo Oliveira.

ASS. FUTSAL FAFE/SOL POENTE: Teixeira; Bruno Simões, David, Gijo e Carlos. Suplentes: Nuno (gr), Carneiro, Mica, Roberto, Vítor, Ruca e Miguel. Treinador: Vítor Pereira.

Disciplina – cartões amarelos: Vítor, 25’, Gijo, 27’, Tiago Nogueira, 27’, Ruca, 29’ e David, 37’.

Golos: Tiago Nogueira, 2’ e 40’, David, 15’, Bruno Portas, 18’ e Hugo Lemos, 39’.
.

Sem comentários: