.

.
.

sábado, 17 de janeiro de 2015

1.ª Div. AF Braga: GD Fareja, 1 - GD Cavez, 3

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Resultado não traduz o que se passou no jogo

O GD Fareja recebeu e perdeu com o GD Cavez por 3-1, resultado que não traduz o que se passou no campo mas em que os homens de Basto foram mais pragmáticos, souberam aproveitar as oportunidades de que dispuseram, ao invés do Fareja que enviou duas bolas aos ferros e pecou mais algumas vezes no último toque. 

O primeiro remate pertenceu ao Fareja, com Henrique a rematar de longe aos 4’ por cima da trave. Aos 8’, o mesmo jogador fez um passe longo para Moisés que entregou a Zé mas a defesa do Cavez desfez a jogada. Aos 13’, André cobrou um canto mas três homens do Fareja na área atrapalharam-se uns aos outros.

O Cavez ameaçou aos 15’ de bola parada, com um toque para o lado e Rui Novais a obrigar Monteiro a defender a dois tempos. Aos 17, o mesmo jogador, na sequência de um canto rematou para grande defesa de Monteiro. Na sequência do canto, Monteiro socou a bola, esta foi metida novamente na área com Manel a rematar de cabeça por cima. 

Respondeu o Fareja, primeiro com Moisés de cabeça ao lado e depois remate de Zé que saiu fácil para Hélder. 

Aos 30’ o Fareja podia ter marcado. Moisés de cabeça na área não deu em cheio na bola, mesmo assim ela foi tirada sobre a linha de golo e na recarga o mesmo jogador rematou enrolado e a defensiva do Cavez, a custo, voltou a arrumar o lance. 

A sorte não estava do lado do Fareja que aos 32’, viu Moisés fazer um potente remate cruzado com a bola a bater com estrondo na trave, naquilo que seria um golo de bandeira.

Não marcou o Fareja mas fê-lo o Cavez em jogada rápida que surpreendeu a defesa do Fareja. A bola chegou a Rui Manuel que recebeu com um pé e de bico, com o outro pé, colocou a bola fora do alcance de Monteiro. Foi um golo contra a corrente do jogo. 

Até ao intervalo o Fareja ainda remou mas nem de livre, nem de bola corrida conseguiu marcar. 

Na segunda parte o Cavez surgiu com as linhas descidas e o Fareja assumiu o jogo construindo jogadas bonitas, a exemplo do que tinha feito na primeira parte. 

Logo aos 46’, Coelho apareceu na área a rematar solto, de cabeça, mas ao lado. 

Ao ver que não estava fácil chegar ao golo devido ao bloco fechado do Cavez, Rafael Leite retirou David do jogo e meteu Martinho, arriscando mais e passando a jogar somente com três centrais quando estavam decorridos 65’. O Fareja continuava a trocar bem a bola mas falhava o último passe. 

Aos 72, Jolas rematou de pronto por cima da trave de Monteiro e aos 78’, o Cavez chegou ao 2-0, de livre directo apontado por PP, com a bola a bater na barreira e a trair Monteiro. Mais uma vez o golo surgia contra a corrente do jogo. 

O Fareja ainda acreditou quando aos 82’ beneficiou de uma grande penalidade cometida por Manel sobre André que o mesmo jogador concretizou em golo, reduzindo para 2-1.

Sobre os noventa minutos e com o Fareja à procura do golo do empate o Cavez voltou a marcar em jogada de contra-ataque, com Rui Manuel a servir Fifas que só teve que encostar.

Ao terceiro de sete minutos que durou a compensação o guarda-redes do Cavez, Hélder, foi expulso, ao ver cartão vermelho directo por eventual agressão a um jogador do Fareja. Com as substituições todas feitas foi Manel quem ocupou a baliza e ainda teve duas ou três situações em que soube estar à altura do desafio.



Jogo realizado no Campo de Jogos de Fareja.

Árbitro, Jorge Abreu, auxiliado por Carlos Pizarro e André Gonçalves.

GD FAREJA: Monteiro, Cardoso, Barbosa David (Martinho, 65’), orge (Fifi, 81’), Henrique, Joãozinho, Zé, André, Moisés e Coelho (Pirolas, 62’). Treinador, Rafael Leite.

GD CAVEZ: Hélder; Rui Andrade, Churra, Manel, Luís, Fifas, Rui Manuel, Domingos, Rui Novais (PP, 57’), Jolas (Filipe, 74’) e Coelho. Treinador, Michel Gonçalves.

DISCIPLINA: Cartão amarelo – Coelho (F), 36’; Filipe, 82’; Manel, 82’; Fifas, 88’, Monteiro, 90’ e Domingos, 90’+7’. Cartão vermelho – Hélder, 90+3’.

GOLOS: Rui Manuel, 37’; PP, 78’; André, 82’ (g.p.) e Fifas, 90’.

Sem comentários: