.

.
.

sábado, 17 de janeiro de 2015

Futsal-AFBraga: Ass. Futsal Fafe/ Sol Poente, 4 - GD Caldelas, 2

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Super Teixeira segurou a vitória 

- Mica bisou e AFF/SP iguala o líder em jogo espectacular  

A Associação Futsal Fafe/ Sol Poente recebeu e bateu o GD Caldelas em partida a contar para a 14.ª jornada da 1.º Fase do Campeonato Distrital da AF Braga, Série B, igualando agora o seu opositor no primeiro lugar com 31 pontos. O guarda-redes Teixeira foi o homem do jogo ao segurar o resultado com defesas soberbas, grande sentido posicional, capacidade de sofrimento e espírito de sacrifício em prol da equipa. Pela negativa destaca-se o mau perder de alguns jogadores do Caldelas, com pelo menos dois deles a verem o cartão vermelho e a terem atitudes pouco dignas do desportivismo que devia reinar nos jogos.  

A equipa de Vítor Pereira, que se encontra a cumprir castigo e viu o jogo da bancada não temeu a grande qualidade do líder da sua série e mostrou que, apesar de este ser o ano de estreia também a tem, ainda que lhe falte por vezes alguma experiência para gerir certas situações de jogo. Neste, esteve em grande e o Futsal saiu beneficiado com mais uma grande partida.  

Não começou bem a AFF/SP pois aos 6', a equipa do Caldelas passou para a frente do marcador, através de um golo de Cineco e foram precisos mais dez minutos de muita luta e persistência para que Gijo conseguisse igualar a partida a uma bola que assim se manteve até ao intervalo. 

Volvidos quatro minutos depois do descanso a AFF/SP passou para a frente do marcador através de Mica, com este a precisar apenas de mais três minutos para bisar na partida e dar uma margem folgada aos fafenses colocando-os a vencer por 3-1. 

O Caldelas passou a assumir o jogo e teve várias oportunidades para marcar mas tanto a eficácia defensiva da AFF/SP e a qualidade do guarda-redes Teixeira foram obstando a que o marcador fosse alterado. Com as linhas muito subidas, o Caldelas também não dava muitos espaços ao fafenses para que pudessem organizar o seu jogo. A pressão do Caldelas originou a que a AFF/SP atingisse as cinco faltas muito cedo.   

Quando estavam decorridos pouco mais de dez minutos do segundo tempo o Caldelas beneficiou de um penalti que Teixeira defendeu com a cara uma bola que levava uma velocidade impressionante. O destemido guardião fafense, defendeu e só depois da bola estar longe da sua área é que pediu assistência pois o lance rebentou-lhe o lábio. Após breves minutos a ser assistido dentro de campo foi o mesmo a ficar na baliza no reatamento do jogo e voltou a estar em grande. 

Guardião Teixeira foi enorme
Aos 35' de jogo, o Caldelas beneficiou de livre de dez metros mas desta vez já foi Nuno a estar na baliza, com os amarenses a conseguirem reduzir para 3-2 e relançar o jogo. Com um espírito de grupo muito forte, apoiados por um público que não regateou apoio os fafenses foram aguentando o ímpeto do Caldelas e espreitando a possibilidade de chegar ao golo, com jogadas bem pensadas, sem arriscar muito, mas a estarem perto de o fazer em mais que uma ocasião. 

Quando faltavam cerca de cinco minutos para terminar o Caldelas arriscou no 5x4 mas não só não conseguiu tirar proveito disso como acabou por sofrer o 4-2 já na parte final do desafio, aos 39' através de David. A AFF/SP já antes, na mesma situação, tiveram algumas possibilidades de alcançar este golo da tranquilidade. 

Esta foi a décima vitória da AFF/SP em 13 jogos, registando ainda um empate e duas derrotas, uma delas precisamente contra o Caldelas no jogo da primeira volta. Na próxima jornada desloca-se ao recinto dos vimaranenses do ACR Lordelo. 
.

Sem comentários: