.

.
.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Andebol – Taça de Portugal: AC Fafe, 23 – ABC/UMinho, 26

Texto e fotos: Ricardo Castro 

ACF foi enorme frente a um gigante do andebol nacional 

-  Exibição soberba de Eduardo Sampaio

O Andebol Clube de Fafe está fora da Taça de Portugal. A equipa de José António Silva perdeu em casa no dérbi minhoto com o ABC/UMinho, 23-26. Num grande espetáculo de andebol no Pavilhão Municipal, uma exibição muito positiva dos fafenses não contrariou o maior poderio dos academistas até ao apito final.

Depois da despromoção dos fafenses na época passada, a sorte da Taça ditou o reencontro entre Fafe e ABC. A entrada livre foi o mote para bancadas bem compostas, com público afeto às duas equipas minhotas.

O Fafe entrou melhor e com vontade de discutir o apuramento. Sem medo do atual terceiro classificado do principal escalão. E a vantagem ao intervalo não foi por acaso. Com meio minuto de jogo, Eduardo Sampaio escreveu o primeiro capítulo de uma exibição soberba, inaugurando o marcador.

O ABC respondeu com eficácia, deu a volta ao marcador, mas não conseguiu uma vantagem superior a um golo. Com intensidade de parte a parte, o Fafe conseguiu passar de novo para a frente. Tiago Silva, aos 10 minutos, fez o 5-4.

No segundo terço da primeira parte, o marcador alternou entre a vantagem dos da casa e o empate. Só perto dos 20 minutos é que o Fafe conseguiu chegar ao 10-8 e, já perto dos 25 minutos, ao 12-9. 

Aos 26 minutos, Eduardo Sampaio protagonizou um dos momentos do jogo. Quase sem ângulo de remate, uma “rosca” subtil a Bruno Dias deu o 13-10 no marcador e o delírio nos adeptos locais. Na baliza fafense, de muito ia valendo a prestação de Miguel Marinho a manter o Fafe na frente. Do outro lado, Diogo Branquinho, Nuno Grilo – muito perdulário na suspensão - e David Tavares, colocaram equilíbrio no marcador. Mas seria o Fafe a sair em vantagem para o intervalo (14-13). 

Na segunda parte, uma maior contenção defensiva das duas equipas refletiu-se de imediato no marcador. Em cinco minutos, apenas um golo para cada lado e da linha de sete metros. Em cima dos 35’, Nuno Grilo igualou a partida a 15 golos. Um lance decisivo na viragem do marcador. Daqui em diante, o Fafe perdeu por completo o comando do resultado.

Até aos 40 minutos, o ABC não sofreu, chegou a vantagem inédita de três golos no jogo (15-18), e conservou-a até meio da etapa complementar (18-21). Com menos um por suspensão, o ABC voltou a colocar Pedro Seabra como guarda-redes avançado – já o tinha feito no início da segunda parte. A estratégia não alargou a vantagem, mas também não causou estragos para os bracarenses.

O Fafe, com uma exibição coletiva digna de uma equipa do primeiro escalão, nunca desistiu. Já com Humberto Gomes na baliza contrária, Armando Pinto não tremeu dos sete metros e fez o 19.º dos fafenses. Ainda assim, o ABC alargou a vantagem até aos 50 minutos (19-23).

Os comandados de José António Silva não deram o jogo por perdido. E com mais dois golos, por Eduardo Sampaio e Tiago Silva, o Fafe chegou ao 21-23, deixando tudo em aberto para os últimos cinco minutos. Aí, o ABC voltou aos quatro golos de vantagem. Para complicar mais a tarefa dos jogadores de José António Silva, duas exclusões deitaram abaixo quaisquer esperanças de seguir em frente na prova.

Nos instantes finais, o ABC chegou à maior vantagem no jogo (21-26). Do outro lado e mesmo com a eliminação iminente, o Fafe deu tudo até ao último minuto. Armando Pinto, com mais dois tentos, fixou o resultado em 23-26. 

Eduardo Sampaio, do AC Fafe, bem como o academista Nuno Grilo, foram os melhores marcadores do jogo, com nove golos. 

Jogo realizado no Pavilhão Municipal de Fafe.

Árbitros: Alberto Alves e Jorge Fernandes.

AC Fafe: João Santos (gr), Miguel Marinho (gr), Armando Pinto (6), Cláudio Mota (3), João Batista, Tiago Silva (3), Nuno Fernandes, Nuno Pinheiro, Eduardo Sampaio (9), João Castilho, Vladimiro Pires, João Freitas, Mário Pereira (2), Luís Pereira, Vítor Ribeiro, João Fernandes. Treinador: José António Silva

ABC/UMinho: Humberto Gomes (gr), Bruno Dias (gr), Hugo Rocha (1), Pedro Seabra, Diogo Branquinho (6), Emanuel Ribeiro, David Tavares (5), Ricardo Pesqueira (1), João Gonçalves, Carlos Martins (2), Nuno Pereira (9), Nuno Rebelo, Tomás Albuquerque, João Pinto (2), Gabriel Teca. Treinador: Carlos Resende.
.

Sem comentários: