.

.
.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Futsal AF Braga: Ass. Futsal Fafe/Sol Poente, 7 - Vieira Futsal, 5

Texto: Pedro Veloso / Fotos: AFFSL 


Com bis de Ruca e Miguel 

A Ass. Futsal Fafe/ Sol Poente recebeu e venceu a equipa do Vieira Futsal em jogo a contar para a 16ª jornada do Campeonato distrital de futsal sénior masculino, série B, da A.F. Braga. Num encontro onde os fafenses foram muito superiores ao adversário no primeiro tempo, o mesmo não aconteceu nos segundos vinte minutos, deixando o adversário acreditar numa possível recuperação no marcador, travada apenas com dois tentos que sentenciaram a partida.

Uma vez que as equipas vivem de pontos, a equipa fafense precisava de voltar à senda de vitórias depois de ter sofrido um desaire frente à formação do Lordelo na jornada anterior. E foi precisamente com essa vontade e atitude que os fafenses apresentaram desde o primeiro. Mantendo os seus princípios de jogo com uma boa posse de bola, a AFFSP entrou praticamente a ganhar no encontro com Ruca a responder da melhor maneira a uma defesa incompleta do guardião do Vieira a um remate forte e cruzado de David. A toda manteve-se e perante uma equipa do Vieira que tentava manter a organização defensiva como principal trunfo, surgiu novo golo, desta feita por intermédio de Miguel a concluir uma boa triangulação entre este, David e Ruca.

Após uma entrada muito pressionante por parte da AFFSP, o jogo equilibrou-se, com ações tímidas por parte dos visitantes em tentar chegar perto da baliza defendida por Teixeira. Novo golo só se verificou à passagem dos 13 minutos. Passe mal efectuado em zona proibida por parte da turma de Vieira, tendo sido David a fazer uso da sua experiência e colocação para, no cara-a-cara com o guarda-redes, encostar para o terceiro da partida. 

Com o decorrer do jogo, e devido à tentativa de travar as ações dos da casa, a congénere visitante viria mesmo a jogar com menos um elemento (expulso por acumulação de amarelos) e também a atingir as cinco faltas acumuladas. Foi na sequência desse cruzamento de circunstâncias que a AFFSP chegaria ao quarto golo, por intermédio de Roberto.

O camisola 7 entrou em jogo propositadamente para bater o livre de 10 metros e não perdoou. No lance quase seguinte, surgiria o quinto. Boa saída de pressão com o guardião Teixeira a assumir um papel importante no desposicionamento adversário. O esférico chegou aos pés de Carneiro que tocou para Gijo. Aqui, o 23 fez o que melhor sabe e com toda a calma atirou a contar.

A reação dos forasteiros chegaria mesmo em cima do intervalo, através da conversão de um livre da marca dos 10 metros.

No entanto, se o primeiro tempo foi muito bem conseguido, o mesmo não se pode dizer do segundo. É certo que a onda de indisponíveis às ordens do técnico Vitor Pereira era grande (ao todo 4 jogadores) e que isso limitou a gestão de esforço dos jogadores. Contudo, a reação esperada da equipa visitante nunca poderia ser como realmente se viria a verificar. Além disso, o critério da dupla de arbitragem foi bastante irregular no decorrer da partida. Apesar da entrada forte e pressionante dos visitantes, o critério adotado foi extremamente apertado e muitas das vezes mal interpretado. A verdade é que a equipa fafense atingiu as cinco faltas muito precocemente e apenas aos cinco minutos de jogo decorrido a AFFSP já contava com as cinco faltas acumuladas. Esse facto aliado ao já referido limitado número de opções condicionaram ainda mais a partida para os da casa. Foi com naturalidade que a equipa visitante chegou ao 5-3, primeiro através da marcação de um livre de 10 metros e seguidamente através de um lance em bola corrida. A resposta surgiu logo depois com Miguel a bisar na partida (6-3). 

À passagem do quarto de hora, nova contrariedade para os da casa. Dupla advertência ao 21 da AFFSP num lance que deixou muitas dúvidas uma vez que ficou a ideia de que Miguel não cometeu qualquer irregularidade para com o adversário. Na sequência da falta, novo livre de 10 metros batendo pela segunda vez o guardião Nuno fixando na altura o resultado em 6-4. 

Num jogo de parada e resposta, com as duas equipas a cometerem vários erros sobretudo no capítulo defensivo, viria a surgir novo golo para os da casa. Ruca, aos 17 minutos de jogo, fez o segundo da conta pessoal finalizando com classe após bom passe de Roberto. Momentos depois, e numa altura em que ambas as equipas já tinham atingido as 5 faltas acumuladas, David teve nos pés a oportunidade de fazer o 8-4 através de um livre de 10 metros. Porém, atirou forte por cima da baliza adversária. Apostado em tentar chegar ao empate, o Vieira apostou no guarda-redes avançado, mas o melhor que conseguiria fazer seria marcar mais um golo fixando o resultado em 7-5.

Com este resultado e também face ao adiamento da partida entre o Rio Caldo e o Caldelas, a AFFSP mantém-se na segunda posição mas em igualdade pontual com o líder. Neste próximo fim-de-semana a equipa fafense folga e apenas volta a jogar dia 14 contra o Contacto, em Cabeceiras de Basto.
.

Sem comentários: