.

.
.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Futsal AF Braga: Nun'Álvares, 3 - GD Caldelas, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Condestáveis com alma e coração 

- Luís Ferreira foi enorme na baliza 

Os seniores do Grupo Nun'Álvares derrotaram o líder GD Caldelas por 3-1, numa partida muito intensa em que os comandados por Hugo Oliveira estiveram em grande nível, com um exibição soberba de Luís Ferreira na baliza, a exemplo do que tinha acontecido com Vitinha a meio da semana para a Taça.

Com o líder Caldelas a jogar muito na expectativa, esperando o erro do adversário os fafenses tomaram a iniciativa do jogo e foram criando situações para inaugurar o marcador que veio a acontecer aos seis minutos através de Jonas quando este fez um remate vitorioso para o golo. 

O GNA dominava a partida e rematou muitas vezes à baliza contrária mas quando não era o guarda-redes contrário a defender ou eram as pernas dos seus companheiros ou os postes a travarem os remates dos fafenses. Ainda na primeira parte, tanto Mateus como Tiago Nogueira viram os seus remates baterem nos postes dos caldelenses. 

O resultado ao intervalo era lisonjeiro para o adversário que pouco fez para chegar ao golo, enquanto o GNA merecia no mínimo que o marcador registasse mais um golo a seu favor. 

Estavam decorridos apenas dois minutos da segunda parte e Mateus já estava a enviar a bola novamente ao poste da baliza do Caldelas. Quatro minutos depois sucedeu o mesmo a Jonas. O publico delirava com o jogo e os jogadores do GNA desesperavam quando viam que a bola não entrava. 

O Caldelas apesar de ter uma excelente equipa continuava sem arriscar muito mas aos 37' podia ter marcado, valendo na circunstância a astúcia de Tiago Nogueira que desarmou o jogador do Caldelas na hora em que este quase já festejava o golo. 

No minuto seguinte, aos 38', Ribeiro ganhou uma bola a meio campo e foi insistindo pela direita até fazer um remate cruzado que terminou em golo, dando alguma tranquilidade aos fafenses, que bem mereciam esta vantagem. 

O Caldelas dispôs de dois livres indirectos dentro da área do GNA mas não tirou proveito de nenhum, devido ao bom posicionamento e rapidez dos jogadores fafenses, o que sucedeu aos 39' e 42'. No primeiro destes livres o técnico fafense, Hugo Oliveira, foi expulso por protestos e por indicação do cronometrista. 

Aos 43', nos seus habituais lançamentos para os colegas Luís Ferreira colocou a bola em Tiago Nogueira que a colou no peito e depois à meia volta atirou por cima. 

Quando faltavam ainda sete minutos para o tempo final o Caldelas arriscou jogar no 5x4, com o guarda-redes volante, sendo verdade que o faz muito bem, com passes rápidos e diagonais imprevisíveis. Porém, os jogadores do GNA foram enormes na entrega e na concentração, com Luís Ferreira a ser quase intransponível, tendo feito uma grande defesa aos 45' e depois outra com a cara.


No minuto 17, tanto o Caldelas como o GNA podiam ter marcado e aos 18', o GNA mandava a quinta bola ao poste no jogo, esta por Hugo Lemos. 

Quando a bola morria nas mãos de Luís Ferreira este tentava o pontapé para a baliza contrária mas das várias vezes que o fez a bola saiu ao lado. 

O Caldelas veio a reduzir quando faltava um minuto e 40 segundos do final e ainda tentou chegar à igualdade. Mas quando faltavam cerca de dez segundos para o final, Hugo Lemos sentenciou o jogo ao concluir da melhor forma depois de ter arrancado com a bola quase do meio campo e rematar na diagonal. O GNA sofreu mas venceu a melhor equipa da sua série, pois teve uma alma enorme e um grande espírito de sacrifício e entre ajuda, a revelar o coração do colectivo.         
.

Sem comentários: