.

.
.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Taça AF Braga: Nun'Álvares, 3 - Mouquim, 2

Texto: Ricardo Castro | Fotos: João Carlos Lopes 

Vitória sofrida garante “quartos” 

O Nun’Álvares está nos quartos-de-final da Taça AF Braga. A equipa de Hugo Oliveira venceu o Mouquim, por 3-2. Os golos de Mateus, Shake e Tiago Nogueira deixaram sempre a equipa da casa em vantagem. Contudo, os instantes finais valorizaram uma vitória que parecia mais que segura à entrada para o último minuto.

Num jogo a eliminar, foi preciso lutar muito. De parte a parte. Mesmo a jogar em casa, ante o 7.º classificado da Série A do campeonato distrital, a tarefa dos fafenses não foi fácil. Nos primeiros minutos, Vitinha e Jorge estiveram irrepreensíveis nas duas balizas.

Aos sete minutos, Mateus tirou o estatuto de protagonistas aos guarda-redes. Após bom trabalho individual, Tiago Nogueira assistiu de calcanhar e o nº7 do Nun’Álvares rematou de pronto para o fundo da baliza. Uma potente bicada na bola. Jorge não teve hipóteses.

O Mouquim esteve perto do empate aos 9’ e aos 15’. No duelo com Pinho, Vitinha levou a melhor. Pelo meio, novamente Tiago Nogueira. O nº12 driblou dois adversários, rematou e viu a bola bater contra Ribeiro, impedindo que a mesma seguisse para a baliza. Na recarga, Portas obrigou Jorge a defesa para canto. De um lado e de outro, vontade de sobra. Pontaria, não. Ao intervalo, o golo de Mateus fazia a diferença no marcador. 

A expetativa e a vontade de não errar na quadra dominaram os primeiros minutos da segunda parte. Aos 24’, Jonas assistiu Tiago Nogueira e só Jorge evitou o golo, já depois do fafense ter ganho ângulo de remate à saída do guardião.
Na baliza, Vitinha impunha-se. Já depois de negar o empate a Pedrinho, o guardião fafense evitou o golo de Silva por duas vezes. Na última das quais, uma defesa em queda com o braço evitou o 2-1, quando a bola seguia na direção contrária.

Do outro lado, Tiago Nogueira e Diogo Rafael testaram o guardião visitante. Mas foi Shake a aumentar a vantagem dos condestáveis. Aos 36 minutos, Jorge lançou o contra-ataque do Mouquim, Tiago Nogueira recuperou a bola a meio campo e assistiu o nº 10, que desviou com êxito para a baliza deserta.

Logo após o 2-0, o treinador famalicense optou pelo cinco para quatro. A estratégia resultou aos 38 minutos. Pedrinho fez o 2-1 e relançou a eliminatória.

A resposta do Nun’Álvares não podia ter sido mais eficaz. Sozinho no meio campo contrário face à grande pressão exercida pelo Mouquim, Tiago Nogueira recuperou a bola, driblou dois defesas, simulou à saída de Jorge e rematou para o 3-1. Um golo de raça. 

A um minuto do fim, o apuramento parecia garantido. Sim, parecia. Porque dez segundos bastaram para Pedrinho lançar a indecisão no marcador, com o bis e o 3-2 na partida. Nos momentos finais, foi preciso sofrer e defender. O Nun’Álvares fê-lo (bem) e vai discutir, no reduto da Contacto Futsal, um lugar nas meias-finais da prova. 

Jogo realizado no Pavilhão do Grupo Nun’Álvares, em Fafe.

Árbitro: Carlos Costa e Bruno Oliveira. Cronometrista: Vítor Faria.

Nun’Álvares: Vitinha, Tiago Nogueira, Ribeiro, Mateus e Jonas. Suplentes: Luís (gr), Hugo Lemos, Shake, Zé Nando, Luisinho, Portas, Diogo Rafael. Treinador: Hugo Oliveira.

Mouquim: Jorge, Pedrinho, Silva, Marco e Dani. Suplentes: Paulo, Pinho, Marcos, Pedro e Hugo. Treinador: Miguel Herculano. 

Marcador: Mateus, 7’, Shake, 36’, Tiago Nogueira, 39’; Pedrinho, 38’ e 39’.

Sem comentários: