.

.
.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Ciclismo: Gonçalo Ferreira venceu o Prémio Cidade de Fafe em cadetes

Redacção/ACM

Vitória conquistada ao sprint
Gonçalo Ferreira venceu ao sprint o Prémio Cidade de Fafe, prova de abertura da época desportiva de ciclismo de estrada para a categoria de cadetes promovida pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe. A júnior Andreia Alves foi a melhor na classificação feminina.

Com um percurso de 73,5 quilómetros, com passagens pelos concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso e Guimarães, o Prémio Cidade de Fafe, pontuável para o Troféu Revelações Estrada - Raiz Carisma, foi disputado por um pelotão de 104 corredores numa tarte de sol em que muito público aplaudiu os jovens atletas ao longo de todo o percurso e na praça 25 de Abril, em pleno centro de Fafe, onde começou e terminou a prova.

Além de muito público, o Prémio Cidade de Fafe contou com a presença de várias individualidades, entre as quais Pompeu Martins (Vice-Presidente da autarquia fafense) e José Martins, consagrado ciclista português que representou as equipas Coelima, Canada Dry-Gazelle, Kas-Campagnolo, Teka e Moliner-Vereco.

A prova registou muitas movimentações no pelotão logo desde o início, com várias tentativas de fuga a serem protagonizadas. O pelotão manteve-se compacto até que as dificuldades do percurso o foram fracionando, em especial já depois da segunda parte do trajeto.

Um grupo de 16 corredores surgiu isolado na aproximação à meta para discutir a vitória no característico empedrado da praça 25 de abril. Gonçalo Ferreira (Acreditar/UDO/ AC Malveira) venceu ao sprint com João Costa (C.C.Barcelos/ AFF /Orbea / Onda) a alcançar o segundo lugar e Miguel Sousa (CRC / Garbo / Vegas Cosmetics) o terceiro. João Dinis e Afonso Saavedra, ambos da equipa C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda., concluíram a prova, respetivamente, no quarto e quinto lugares.

Na vertente feminina a júnior Andreia Alves (Acreditar/UDO/ AC Malveira) foi a vencedora logo seguida das cadetes Nádia Henrique (Mato Cheirinhos-Liberty Seguros-Vila Galé), Mariana Gonçalves (Acreditar/UDO/ AC Malveira) e Diana Marques (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.).

Por equipas a vitória foi da formação Higiserviços/GDM/Alexandre Ruas, seguindo-se a Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact e o Mato-Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé.

O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, Naturfafe, Polícia Municipal de Fafe, Herdmar, Cision, POPP Design, Arrecadações da Quintã, Fafefuel, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, Ciclismo a fundo (revista oficial), acmTV (www.acmtv.pt) e Roda na Frente.
Além do Prémio Cidade de Fafe - Cadetes (Prova de Abertura de Cadetes- Zona A / Troféu Revelações Estrada - Raiz Carisma), o concelho de Fafe já acolheu este ano o 14º BTT DHI Freguesia de Armil / Fafe / Bike Smile e receberá ainda a Taça Portugal - Juniores - Liberty Seguros (Prémio de Freguesia de Golães / Troféu José Martins no dia 9 de maio), o Prémio Festas da Cidade de Fafe (11 de julho) e o Prémio Fafe - Sala de Visitas do Minho (12 de setembro) atividades apoiadas, como habitualmente, pela Câmara Municipal de Fafe. O concelho fafense assumirá ainda destaque na edição deste ano da Volta a Portugal em Bicicleta.

A próxima prova de ciclismo de estrada a organizar pela Associação de Ciclismo do Minho será o 13º Prémio A. C. R. Roriz a disputar no dia 18 de abril. Além de integrar a corrida da Taça de Portugal de Cadetes, o 13º Prémio A. C. R. Roriz pontuará para o Troféu Revelações Estrada - Raiz Carisma e também se destina aos escalões de escolas e juniores.

Sem comentários: