.

.
.

sábado, 14 de março de 2015

Div. Honra AF Braga: ACD Pica, 1 – GCD Regadas, 0

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Edu deu vida a um jogo que foi morto aos 38 minutos 

Um golo de cabeça de Edu aos 18’ foi o suficiente para que o Pica tivesse levado de vencida a equipa do Regadas, num dérbi digno desse nome, com muita disputa verbal e duas expulsões, estas, por sinal, para o lado do vencedor. O pica esteve reduzido a dez desde os 38’ e a nove desde os 78’, situações que os jogadores do Regadas não conseguiram tirar proveito, com mérito para a forma como a equipa da casa soube gerir essas situações.

O Pica assumiu o jogo desde o primeiro minuto em que Joel marcou um canto e Edu cabeceou por cima da trave. Aos 5’, Laureano sentiu-se pressionado por Nelinho e cedeu canto para o Regadas, do qual nada resultaria. Aos 8’, novo canto para o Pica conseguido e marcado por Feirinha mas sem consequências.

O jogo prosseguia com ligeiro ascendente do Pica mas muito mastigado pelos dois conjuntos até que, aos 17’ André Jardim sacou um remate de pé direito do lado esquerdo do ataque do Pica, a bola seguiu cheia de efeitos para a baliza obrigando Rafa a defesa apertada ressaltando ainda para a barra, cedendo canto e seguida. Bola parada que foi batida por Feirinha com Edu a aparecer ao primeiro poste a fazer o desvio para o único golo do jogo. 

Aos 20’, o massagista do Regadas foi expulso por palavras que o árbitro não gostou e aos 26’ o Pica conquistou mais dois cantos consecutivos terminando o segundo com defesa de Rafa. 

O esteve novamente à beira de marcar aos 28’ quando Joel, rematou de longe uma bomba de pé esquerdo, obrigando Rafa a mais uma boa defesa. 

Aos 29’, foi marcada uma falta a Nelinho que não existiu, numa jogada que o jogador ficava em boa situação para alvejar a baliza do Pica. 

O jogo acabou como espectáculo aos 38’, quando o árbitro expulsou Gusto Lousada numa bola que lhe foi à mão muito fora da área, tendo considerado que havia dois jogadores do Regadas que ficavam isolados. 

No livre a que a falta deu origem, Vasco Mendes bateu com força mas Henrique voou para lhe negar o golo com uma excelente defesa. O Pica também teve um livre mas mais lateralizado aos 42’ que Feirinha bateu muito perto do segundo poste. O mesmo jogador teve uma boa jogada de seguida com remate para defesa de Rafa.

Na segunda parte o Pica apareceu com alguma rectificações posicionais, mas sem substituições. 

Foi visível que o Regadas nos primeiros minutos ameaçou criar perigo e conseguiu andar quase dez minutos perto da área do Pica. Aos 51’, Samu cruzou na direita mas Nelinho ao segundo poste não aproveitou. 

Marcelo Fernandes voltou a rectificar mas desta feita com uma substituição, tirando um avançado e metendo um defesa, voltando a colocar o jovem fafense Rafa na frente. 

A partir daí o Regadas passou a ter mais dificuldades em se aproximar da baliza do Pica. Ainda fez um remate de primeira por Rui que saiu por cima. 

Aos 61’, numa disputa de bola, em que a mesma já estava na posse de Rafa, Feirinha levou o esforço longe de mais e chocou com o guarda-redes, levou cartão amarelo mas se levasse vermelho a sua atitude justificava muito mais que a falta de Gusto Lousada. 

O Regadas reclamou uma grande penalidade aos 67’, numa jogada em que Laureano tentou cabecear a bola e esta lhe vai ao braço. Nem todos os árbitros deixam passar estes lances sem marcar penalti.

O Pica conquistou mais dois cantos aos 69, que Rafa tratou de dar o melhor tratamento. 

Aos 78’, o Pica ficou reduzido a nove devido a entrada a destempo de Edu sobre Pauleta. Apesar de estar a jogar com mais dois o máximo que o Regadas fez foi enviar a bola à barra da baliza do Pica aos 80’, num remate cruzado de Gomes. 

O Pica voltou a ter uma oportunidade para marcar aos 86’ quando Toninho cobrou um livre e fez brilhar Rafa. 

Já em tempo de compensação, Pauleta rematou do meio da rua para uma excelente defesa de Henrique. 


Jogo realizado no campo de Jogos da Pica. 

Árbitro, Santos Silva, auxiliado por Vítor Ferreira e Nuno Freitas.

ACD PICA: Henrique; Laureano, Joel, Gusto Lousada, Rui Abreu, Catita, Edu, Rafinha, André Jardim (Davide, 56’), Feirinha (Álvaro, 82’) e Rafa (Toninho, 71’). Treinador, Marcelo Fernandes. 

GCD REGADAS: Rafa; Nando, Marco André, Tiago, Rui (Térinho, 64’), Vasco Mendes, Buga, Nelinho (Flávio, 76’), Pauleta, Quim (Samu, 46’) e Gomes. Treinador, Francisco Castro.

DISCIPLINA: Amarelos - André Jardim, 36’, Quim 40’, Marco André, 46’, Feirinha, 61; Buga, 76’, Laureano, 87’ e Davide, 90+2’. Vermelhos – Gusto Lousada, 38’ e Edu, 78’. 

GOLO: Edu, 18'.
.

Sem comentários: