.

.
.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Div. Honra AF Braga: Dérbi Pica-Regadas vale mais que três pontos

Texto: João Carlos Lopes 

Um jogo que vai para além do próprio jogo

É já este Sábado que a ACD Pica recebe o GCD Regadas no dérbi fafense que precede outro entre o Travassós e o Pica e que vale mais que os três pontos em disputa para as duas equipas, porque poderá ser um jogo de afirmação e continuidade pois ambas vêm de resultados muito positivos na jornada anterior.

O Pica venceu por 2-0 no terreno do líder até então invicto Travassós, numa vitória muito festejada e que se prolongou até meio da semana. De forma mais discreta o GCD Regadas regressou ás vitórias (4-2) no jogo caseiro com o GD Louro depois de oito jogos sem vencer. 

As motivações são diferentes mas têm o mesmo peso para os dois lados. Quando faltam nove jornadas para o final da temporada, o que implica ainda 27 pontos em disputa, o Pica encontra-se em 2.º a 5 pontos do 1.º classificado que continua a ser o Travassós mas apenas com mais um ponto que o terceiro, OFC Antime que se desloca ao terreno do louro nesta jornada. Já o Regadas, está abaixo da linha de água e depois de uma longa travessia no deserto parece estar agora a tentar regressar à normalidade até porque em caso de vitória na Pica pode já esta jornada emergir na classificação, pois o Delães que tem apenas mais dois pontos que os fafenses, recebe o Gerês que tem apenas mais um e caso o Gerês que também tem apenas mais um ponto que o Regadas recebe o Arco de Baúlhe. 

Como se vê a equipa de Marcelo Fernandes em caso de vitória pode ficar na expectativa do Travassós perder pontos no terreno do Caldelas e ficar mais perto do 1.º lugar, já o Regadas, orientado por Francisco Castro, também pode dar um passo importante rumo aos seus objectivos. Daí se dizer que este jogo vale muito mais que três pontos, pode valer também a motivação que as equipas precisam para o resto da época. Depois, há muita gente afecta a outras equipas a torcer por fora para um lado e para outro.  

A juntar a tudo isto estão os ingredientes próprios de um dérbi, sempre muito disputados física e verbalmente, dentro e fora do campo. São aqueles jogos que ninguém quer perder porque depois vêm as conversas nas redes sociais e nos cafés. Um jogo a não perder e que se contasse para o Totobola seria de tripla de certeza.

Sem comentários: