.

.
.

domingo, 8 de março de 2015

Divisão Honra AF Braga: GD Travassós, 0 - ACD Pica, 2

Texto e fotos: Ricardo Castro 

Pica impõe primeira derrota ao líder

- Tozé ainda defendeu duas grandes penalidades 

O Pica foi a Travassós impor a primeira derrota ao líder do campeonato. A equipa de Marcelo Fernandes venceu o dérbi fafense no Campo dos Carvalhinhos, por duas bolas a zero. Tozé defendeu duas grandes penalidades, insuficientes para evitar o primeiro desaire da época dos travassolistas, confirmado com os golos de André Jardim e Feirinha.

Marcelo Fernandes assistiu ao duelo entre os dois primeiros classificados na bancada, por castigo. E foi de lá que o técnico do Pica viu Feirinha e Edu criarem as primeiras situações de perigo, aos sete e aos 11 minutos. Tozé, atento, defendeu com alguma dificuldade os dois remates.

O Travassós só conseguiu chegar com perigo à baliza contrária aos 15 minutos. Zé Beto recebeu a bola na esquerda e, com algum espaço, tentou picar a bola por cima de Rik. O guardião esticou-se no ar, agarrou a bola e manteve tudo a zeros. Do outro lado, Feirinha continuava em evidência e, aos 17’, Tozé parou nova tentativa de golo do extremo.

A equipa da casa tentou o golo através de vários pontapés de canto conquistados nos primeiros 25 minutos. Rui Ossos ganhou muitos lances nas alturas, mas faltou-lhe pontaria. Quem a teve foi André Jardim. Aos 29 minutos, Rafinha cruzou rasteiro e o avançado, a meias com Tiago Costa, desviou para o fundo da baliza.

O líder teve dificuldades em reagir ao golo sofrido e podia ter ficado em pior situação aos 34 minutos, numa grande penalidade favorável ao Pica, por mão na área de um jogador da casa. Pedro Mendes bateu forte para o meio e Tozé, já depois de se atirar para o lado direito, teve arte – e uma perna – para evitar novo golo dos visitantes.

No último lance da primeira parte, a formação da casa esteve muito perto da igualdade. Tiago Costa cruzou rasteiro e Rui Abreu tirou o golo a Zé Beto, com um corte providencial na pequena área.

Para a segunda parte, os mesmos protagonistas. Nos primeiros dez minutos, o Travassós procurou o primeiro, mas foi de novo o Pica a dispor de grande ocasião para dobrar a diferença. Aos 57 minutos, o árbitro entendeu que Tiago Costa fez falta sobre Feirinha e apontou para a marca de penalti. No castigo máximo, Tozé voltou a agigantar-se na baliza e defendeu o remate de Rui Abreu.

À entrada para a última meia hora, as primeiras substituições. António Pereira tirou Tiago Costa e reforçou o meio campo com Gil. Do outro lado, André Jardim saiu tocado e deu o lugar a Rafa. Aos 66 minutos, o árbitro entendeu que Pedro Mendes não cumpriu a distância da barreira num livre a favor do Travassós e mostrou o segundo amarelo e consequente vermelho ao médio.

Nos últimos vinte minutos, o Travassós chegou com mais frequência ao último terço do terreno e podia ter empatado aos 74 minutos. Fernandes cruzou da direita e Rui Ossos viu Rik negar o golo com uma palmada para canto. 

GD Travassós
Contudo, e mesmo em inferioridade numérica, o Pica aumentou a vantagem. Aos 79 minutos, Feirinha bateu um livre descaído pela esquerda e colocou a bola ao canto superior da baliza de Tozé. O guarda-redes esticou-se, a bola bateu no poste e Samu ainda tentou evitar, sem sucesso, o 0-2. Um golo muito festejado por toda a equipa visitante, em contraste com o desalento adversário.

Com dez minutos para evitar a derrota, o Travassós lutou, dispôs de vários livres para a área defensiva do Pica, mas não foi assertivo na hora de rematar à baliza de Rik. Antes dos quatro minutos de compensação, Rafa ainda tentou o terceiro num remate de longe. Tozé defendeu sem problema. 

ACD Pica
Ao fim da 22.ª jornada, a luta no topo da tabela está mais animada. Os comandados de Marcelo Fernandes reduziram para cinco os pontos de desvantagem sobre o Travassós e o Antime também beneficiou do resultado do dérbi, estando agora a seis pontos da liderança. Na próxima jornada, o Pica recebe o Regadas. O Travassós desloca-se a Caldelas, para defrontar o último classificado.

Jogo realizado no Campo dos Carvalhinhos, em Travassós.

Árbitro: Rui Amaral, auxiliado por André Duarte e Daniel Vale.

GD Travassós: Tozé, Tiago Costa (Gil, 61’), Fernando, Samu, Mickey, Fernandes, Carioca (cap.) (Rúben, 70’), Tozé (Rui Freitas, 80’), Zé Beto, Rui Ossos, Nuno Gonça. Treinador: António Pereira. 

ACD Pica: Rik, Catita (Raúl, 85’), Gusto, Rui Abreu, Joel (cap.), Edu, Rafinha, Lau, Feirinha (Álvaro, 81’), Pedro Mendes, André Jardim (Rafa, 61’). Treinador: Marcelo Fernandes.

Disciplina – cartões amarelos: Mickey, 5’, Feirinha, 7’, Catita, 25’, Nuno Gonça, 34’, Pedro Mendes, 55’ e 66’, Tiago Costa, 57’, Rafinha, 60’, Gil, 77’, Rui Abreu, 81’. Cartões vermelhos: Pedro Mendes, 66’.

Golos: André Jardim, 29’, Feirinha, 79’.

Sem comentários: