.

.
.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Atletismo: I Trail de Fafe – Aboim é já no Domingo 12 de Abril

Texto: João Carlos Lopes

Aboim é um local bonito que sabe bem receber 

O I Trail de Fafe – Aboim ocorre já no próximo Domingo e é uma prova que percorre trilhos de montanha, caminhos rurais e estradas do Concelho de Fafe. Há duas versões de Trail, o Longo e o Curto que estão abertos à participação de todas as pessoas maiores de idade (18 anos). Existe também a hipótese de fazer uma Caminhada, esta aberta a menores desde que acompanhados por uma pessoa maior de idade.


O Trail Longo terá uma distância aproximada de 23km, enquanto a do Trail Curto será de aproximadamente 13km. Já a Caminhada terá uma distância de 6 km. As duas versões de trail terão abastecimento líquido e sólido. 

A organização atribui prémios para os três primeiros classificados, masculinos e femininos, do Trail longo e Trail curto, nas seguintes categorias: Seniores – 18 a 39 anos M40 – 40 a 49 anos M50 – 50 e mais velhos. Aos participantes é possível assistência pessoal desde que dessa ajuda não advenham vantagens competitivas ou de algum modo prejudiquem os outros participantes.

A cerca de uma semana do evento estavam oficializadas já cerca de centena e meia de inscrições para esta prova que se disputará num dos locais de montanha mais emblemáticos do Concelho de Fafe, com vistas esplendorosas, com gente acolhedora, onde se situa um moinho de vento restaurado, um museu de cultura local entre outras valências humanas e culturais num autêntico miradouro da natureza.      


Programa / Horário

Sábado - dia 11 Abril 
15h00 - Abertura do secretariado (Fafe – local a definir) 
18h00 - Encerramento do secretariado TRAIL de Fafe - Aboim 

Domingo - dia 12 Abril 
07h30 – Abertura do secretariado - 
09h00 – Partida do Trail Longo 23 Km e Trail Curto 13 Km 
09h30 - Partida da caminhada
11h00 – Chegada prevista dos primeiros atletas do Trail Curto 13km
12h30 – Chegada prevista dos primeiros atletas do Trail Longo 23 Km
13h30 - Cerimónia de entrega de prémios 
15h00 – Encerramento do Trail de Fafe - Aboim

A organização adverte que para participar é indispensável: estar consciente das distâncias, dificuldades específicas da corrida por trilhos, do desnível positivo e negativo das mesmas, assim como de se encontrar adequadamente preparado fisicamente e mentalmente; ter adquirido, antes do evento, capacidades reais de autonomia em montanha que permita a gestão dos problemas que derivem deste tipo de provas; conseguir enfrentar sem ajuda externa condições ambientais e climatéricas adversas tais como nevoeiro e chuva; saber gerir os problemas físicos e mentais decorrentes de fadiga extrema, problemas digestivos, dores musculares e articulares, pequenas lesões; estar consciente que o trabalho da organização não é o de ajudar o corredor a gerir os seus problemas. 

Sem comentários: