.

.
.

domingo, 5 de abril de 2015

OFC Antime lançou caderneta de cromos com o passado e o presente do Clube

Texto e fotos: João Carlos Lopes

Reconstruir a história cromo a cromo 

O auditório da sede do Agrupamento de Freguesias de Antime e S. Clemente, encheu-se na última sexta-feira para acolher a cerimónia histórica do lançamento da caderneta de cromos do clube que contém, as imagens de atletas de todos os escalões desde as escolinhas aos seniores, treinadores, Corpos sociais dirigentes fotos das respectivas equipas, bem como cromos da primeira bandeira, do primeiro troféu e de ofertas importantes como a bola autografada por Pelé e duas camisolas também oferecidas pelo astro do futebol brasileiro, estes englobados numa parte da caderneta que se refere a 75 anos de emoções, onde se incluem entre outras coisas, as imagens dos fundadores.

No lançamento da caderneta e respectiva colecção de cromos estiveram presentes na mesa, os quais foram apresentados pelo vice-presidente Osvaldo Neves, o presidente Jorge Marinheiro, o vereador Pompeu Miguel Martins e um homem e sócio do clube que viu tudo nascer e até contou como aconteceu, Avelino Silva (Lucas). Foi precisamente esta lenda viva do Clube que reportou alguns acontecimentos às origens e falou do Campo do Cruzeiro que era inclinado e correspondia praticamente a uma grande área do campo de hoje, das botas de vitela e dos sapatos domingueiros com que jogavam, do contrato que fizeram com a dona do campo que nunca chegou a ver os 100 escudos mensais (moeda antiga) das cores do Clube que respeitaram os dois clubes existentes em Fafe que eram o Sporting de Fafe e o Futebol Clube de Fafe e de como viu crescer o clube ao ponto de dizer "quem te viu e quem te vê", entre outras histórias que deliciaram a plateia e arrancaram muitos sorrisos. 

Dois símbolos do OFC Antime
Avelino Lucas e a mascote 
Jorge marinheiro falou da importância da caderneta como marco histórico do Clube a qual será recordada uns anos mais tarde e com alguma nostalgia por todos os atletas que fazem da parte da mesma e ainda do facto do OFC Antime ter abdicado de levar o preço que lhe foi indicado pela caderneta para compensar os coleccionadores com metade desse valor em cromos para dar início à colecção. 

Pompeu Martins relembrou a importância do Clube e de todo o seus historial ao longo dos anos, fazendo uma alusão ao facto de estarem perante uma pessoa que viu o crescimento do clube desde a sua génese e o representou das mais variada formas. 

Depois dos discursos, Avelino Lucas tirou simbolicamente o primeiro cromo, na presença do presidente e da mascote do Clube e perante o entusiasmo dos presentes. Quando foi anunciado que se se ia vender o primeiro cromo, imediatamente se formou uma fila na sala e toda a gente procurava pelo seu próprio cromo, mas, principalmente os mais novos, se lhe saísse o de um amigo iam logo mostrá-lo. 

De referir que o OFC Antime é o primeiro Clube do futebol regional de Fafe a ter uma colecção de cromos, porquanto até ao momento só era conhecido acto semelhante na AD Fafe. 

A avaliar pelo entusiasmo não tarda muito e haverá colecções concluídas. De resto, se o maior entusiasmo veio dos mais pequenos, os jogadores da equipa sénior também marcaram presença em bom número e adquiriram a respectiva caderneta.

Sem comentários: