.

.
.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

AF Popular de Fafe: Gala mudou de sítio e o futebol deu à luz

Um dos Sketch´s do Fafe Cidade das Artes 
Texto e fotos: João Carlos Lopes


Novo formato revelou-se prático e eficaz

Alunas da Escola EB 2/3 Prof. Carlos Teixeira
A Associação de Futebol Popular de Fafe levou a efeito a sua habitual Gala anual, relativa ao encerramento da época desportiva 2014/2015, na qual foram entregues os prémios colectivos e individuais a todas as equipas e atletas, nomeadamente melhores marcadores, em todos os escalões desde o Futsal sub 13, ao Futebol Sub 13, Sub 17 e Seniores, passando pelo Futsal de Veteranos e pelo Futsal Feminino, tendo sido postas as respectivas faixas de campeões. A gala foi abrilhantada pelas alunas do 6.º ano da Escola EB 2/3 professor Carlos Teixeira, sob a orientação da professora Andrea, teve ainda um momento musical a cargo de Liliana Araújo. O que enriqueceu em muito esta gala foram os “sketchs” do Fafe Cidade das artes, alguns deles hilariantes e que arrancaram enormes gargalhadas a um muito bem composto Teatro Cinema de Fafe, principalmente o sketch final, em que o futebol foi paixão, amor, nascimento e desenvolvimento, numa só palavra foi literalmente parido. 

Ademar Freitas foi distinguido
pela boa prática desportiva
A gala, que este ano teve um novo formato, foi apresentada por Armando César e teve apenas os discursos do presidente da AFP Fafe Iazalde Lacá Martins e do vereador do pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Fafe, Pompeu Miguel Martins. O primeiro fez os agradecimentos da praxe e alguns esclarecimentos, nomeadamente acerca do bom relacionamento com a CM Fafe e o segundo revelou que deverá ser apresentado a 15 de Junho o Plano Estratégico para o Desenvolvimento Desportivo da autarquia. 

Foram entregues lembranças às Associações Concelhias presentes nesta Gala ais quais integram a Federação de Futebol Popular do Norte como o Campeonato Futebol Amador de Felgueiras, Liga Desportiva de Gondomar, Associação de Futebol Popular de Guimarães, Associação de Futebol Amador de Lousada, Federação de Futebol Amador de Penafiel, Associação de Futebol Amador Santo Tirso e Associação de Futebol Popular de Vila do Conde. 

Sub 13 do GCD Paços
Os árbitros também foram galardoadores e a pedido do apresentador aplaudidos e de imediato foram entregues pequenas lembranças aos elementos que integram os diversos Órgãos Sociais da Associação de Futebol Popular de Fafe, que na sombra, sem que se dê pelo seu trabalho, dão muito do seu tempo à instituição. 

Foi ainda feito o reconhecimento a Ademar Freitas dirigente da ACD Pica, pelo seu importante papel no palco do futebol popular, sendo distinguido pela AFPF pelo desenvolvimento na promoção do desporto e pelo trabalho em prol da sã convivência entre todos os intervenientes. Ademar Freitas, do ACD Pica, a distinção pelo trabalho que, juntamente com o treinador e demais directores têm efectuado ao nível comportamental dos atletas, e que se reflectiu na segunda época consecutiva a vencer o troféu disciplina no escalão Sub-17.

Sub 17 do GCD Paços
Seguiu-se a entrega de troféus ao escalão “Sus-13”, em Futsal. O melhor marcador, com 11 golos marcados, foi o jogador do GCD Estorãos, Hugo Farias. A prova foi ganha pelo GCD Paços que também venceu a Taça e a Supertaça.

No escalão Sub 13, Futebol de 7 o GCD paços voltou a dominar em todas as frentes, sendo tetra-campeão, e acrescentou o melhor marcador, Carlos Maurício, com 24 golos marcados, e ainda a Taça Disciplina.

Fizeram parte destas duas provas as seguintes equipas: GCD Paços, GCD Armil, GCD “Os Amigos de Quinchães” GCD Estorãos e GCD Paços B. 

No escalão de Sub 17, o GCD Paços foi mais uma vez o vencedor, tendo a Taça e a Supertaça ficado nas prateleiras do GCD Armil. O melhor marcador deste escalão foi Tiago Magalhães do GCRD “Os Amigos” de Quinchães. O troféu disciplina foi ganho pela ACD Pica, seguido do GCD Paços e do GCRD “Os Amigos” de Quinchães.

Séniores Futsal do GCRD
"Os Amigos de Quinchães"
Fizeram parte do campeonato as seguintes equipas: GDC Serafão, GCD Estorãos, GD Santiago de Pinheiro, ACD Pica, GCD Armil, GCRD “Os Amigos” de Quinchães e GCD Paços. 

O Futsal Sénior Feminino viveu esta temporada situação que muito orgulha os organizadores: o Clube de Saúde de Fafe, venceu a Supertaça, Arões SC a Taça e o GCRD “Os Amigos” de Quinchães o campeonato. Joana Carvalho GCRD “Os Amigos” de Quinchães, foi a melhor marcadora deste escalão ao apontar 34 golos no Campeonato. O Troféu Disciplina foi ganho pelo GCD Paços, seguido do GCD Estorãos e do GDRC Santo Estevão de Briteiros.

Participaram neste campeonato as equipas do Desportivo Ases de S. Jorge, GDRC Santo Estevão de Briteiros, GCD Estorãos, GCD Paços, Arões, SC, Clube de Saúde de Fafe, GCD Armil e GCD “Os Amigos de Quinchães”.

Assosc. Fut. Popular de Guimarães
No Futsal de Veteranos a Associação de Futebol Popular de Guimarães dominou em toda a linha ao vencer a Taça e o Campeonato e conseguiu ainda o troféu de melhor marcador, Ricardo machado que marcou 22 golos no Campeonato O troféu disciplina foi ganho pelo GCD Serafão, seguido do ADC S. Clemente e da AFP Guimarães. 

Participaram nesta prova as seguintes equipas: GCD Armil, CD Amigos de Fafe, AFP Fafe, GCD Serafão, ADC S. Clemente e AFP Guimarães.

No Futebol Popular Sénior o vencedor da Supertaça foi o Agrupamento de Dinamização Cultura e Recreio (Arões Santa Cristina) e a Taça foi para a ADC S. Clemente. Filipe Cruz, o atleta do ACRD Fontarcada/Oliveira, com oito golos marcados, sagrou-se o melhor marcador. O troféu disciplina foi ganho pela ACRD Fontarcada/Oliveira, seguido do FC Águas Santas/Moure e da SR Cepanense. 

Agrupamento de Santa Cristina
Participaram neste campeonato o GDC Serafão, FC Águas Santas/Moure; SR Cepanense, ACRD Fontarcada/Oliveira; GD Pardelhas, GCRD “Os Amigos de Quinchães”, ADC S. Clemente e Agrupamento D CR Santa Cristina.

O Director do Fafe Cidade das Artes foi agraciado nesta gala pelo seu contributo para a grandiosidade da mesma que correu de feição e parece ter sido do agrado geral. Aproveitando o bom tempo, no logradouro ao lado do Teatro Cinema foi servido um copo de água com salgadinhos e doçaria tradicional, não faltando o bom vinho da região.

Sem comentários: