.

.
.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Div. Honra AF Braga: ACD Pica, 1 - Pevidém, 2

Texto e foto: João Carlos Lopes / Foto: Cláudia Marques

Boa estreia do júnior Xavi manchada pela derrota

A ACD Pica perdeu em casa com o Pevidém SC por 2-1, deixando escapar a possibilidade de recuperar o segundo lugar, uma vez que o Antime empatou no terreno do líder e agora campeão GD Travassós a uma bola. O Pica viu-se, mais uma vez, condicionado por várias ausências devido a castigos, lesões e outras situação inesperadas para os próprios atletas, como indisposições e falecimento de familiares. Foram chamados três juniores à equipa, o guardião Ricardo Peixinho que tem sido um habitual no banco de suplentes e ainda César e Xavi, tendo este jogado os 20 minutos finais da partida com uma boa prestação na sua estreia. O jovem sofreu uma falta à entrada da área e já na compensação se Rui Abreu deixasse passar uma bola estava no sítio certo para encostar para o golo.  
Xavi, um talento que mereceu
a confiança de Marcelo Fernandes

Na primeira parte assistiu-se a duas equipas a lutar pela vitória com o Pevidem a surpreender nesse aspecto, mas foi o Pica quem mais produziu nesse sentido. Aos 9', Toninho e Rafinha entenderam-se mas o remate do segundo não deu golo. Aos 10', Toninho deu um toque a mais na bola quando podia criar perigo e aos 13', o mesmo jogador apareceu isolado na cara do guarda-redes que acabou a defender para canto. O Pevidém respondeu aso 16', e esteve perto de marcar num cabeceamento e aos 22' novamente Toninho pleo lado direito a não conseguir concluir a jogada. Toninho novamente em evidência a servir Hugo que cabeceou por cima da barra. Aos 44', o Pevidém esteve perto do golo num remate defendido por Rik com a bola a bater depois na barra. 

Na segunda parte a equipa de Guimarães surpreendeu ao marcar cedo, aso 47', quando após um cruzamento Miguel teve a infelicidade de fazer autogolo. Depois, disso tentou evitar a reacção do Pica com as situações habituais de retardar o reatamento do jogo. 

O Pica não teve a mesma acutilância da primeira parte mas chegou à igualdade aos 80', num remate de Hugo de fora da área em que o guarda-redes meteu mal as mãos à bola e a deixou entrar.

Depois do empate voltou a haver jogo intencional dos dois lados, novamente com as duas equipas a quererem vencer, o que melhorou a qualidade da partida mas com o Pica a arriscar um pouco mais. 

O árbitro deu cinco minutos de compensação e no primeiro deles, após cobrança de um canto, Rui Abreu não conseguiu marcar aos segundo poste. No minuto seguinte, Feirinha sozinho no interior da área e em frente ao guarda-redes atirou forte mas por cima da trave, desperdiçando uma grande ocasião para o Pica vencer o jogo. 

Não marcou o Pica mas marcou o Pevidém, numa jogada de contra-ataque em que um vimaranense rematou Rik defendeu com a bola a sobrar para outro jogador marcar na recarga. 

Uma partida em que o Pica teve várias oportunidades para marcar e não marcou e em que o Pevidém foi mais eficaz sem estar em causa o trabalho da arbitragem que foi excelente neste jogo.     

Sem comentários: