.

.
.

domingo, 3 de maio de 2015

Div. Honra AF Braga: GD Travassós, 1 - OFC Antime, 1

Texto e fotos: Ricardo Castro

Empate no dérbi dá título ao Travassós

O Travassós empatou no dérbi fafense com o Antime e sagrou-se, este domingo, campeão distrital na Série B da Divisão de Honra. A formação de António Pereira já garantira a subida com a derrota do Pica e a vantagem no confronto direto para o Antime, com os seis pontos de diferença para a turma de Carlos Salgado, confirmam o título aos travassolistas a duas jornadas do fim.

Numa primeira parte fraca em oportunidades, valeu o golo do Antime, já perto do intervalo. O Travassós entrou à procura do golo e teve um ligeiro ascendente, mas sem pontaria para a baliza de Rui. No primeiro quarto de hora, Zé Beto rematou cruzado na direita da área. A bola passou perto do poste contrário e saiu pela linha de fundo. Pouco depois, Nuno Gonça seguia em boa posição na esquerda e o auxiliar Renato Mendes entendeu que o jogador da casa estava em fora-de-jogo, anulando o ataque. Rui Ossos também tentou o golo, mas a bola saiu ao lado.

O jogo entrou numa toada morna, com muita intensidade, luta a meio campo e dificuldades na aproximação à área contrária. Aos 37 minutos, após livre para a área, Brasil tentou o golo dos visitantes. A bola foi intercetada pela defesa e o perigo passou.

A um minuto do descanso, o Antime chegou à vantagem. Brasil cruzou na direita, Tiago Costa tentou o corte de cabeça e a bola sobrou para a entrada da área. Aí, Raúl apareceu, rematou de primeira com o pé esquerdo em zona frontal e fez a bola entrar junto ao canto inferior direito.

No início da segunda parte, Pedro Ismael tentou o segundo golo num bom remate de fora da área. Tozé, atento, segurou a bola. Em busca do empate, o Travassós até marcou aos 54'. No entanto, o auxiliar Filipe Faria considerou que Zé Beto estava fora-de-jogo no momento do cruzamento de Marco Silva. A meio da etapa complementar, Mickey obrigou Rui à defesa da tarde, num livre direto.

As bolas paradas de Pedro Ismael eram a grande arma do Antime para tentar dobrar a vantagem, mas o Travassós – com três defesas após a troca de Marco Silva pelo médio Rúben – conseguiu anular as investidas do rival e acentuou a pressão no último quarto de hora.


Aos 78 minutos, o canto de Tozé encontrou a cabeça de Nuno Gonça e a bola bateu na trave. O empate surgiu a dez dos noventa. Por indicação do auxiliar Filipe Faria, o árbitro apontou para marca de grande penalidade após lance entre o capitão visitante Vitinha e Rúben, muito contestado pelos azuis. Na marcação do castigo máximo, bola para um lado, Rui para o outro e Tozé a colocar o Travassós mais perto do título.

O Antime procurou nova vantagem e pediu grande penalidade por falta sobre Raúl na área. O árbitro não atendeu aos protestos, mostrou o cartão amarelo a Pedro Ismael e, com ânimos exaltados nos instantes finais, Jonas foi expulso do banco a dois minutos do tempo extra. Zé Beto ainda esteve perto da reviravolta, com o remate a bater na malha lateral.


Com o último apito, a explosão de alegria dos locais. E o desalento dos jogadores do Antime. Os comandados de Carlos Salgado aumentaram de um para dois pontos a vantagem sobre o Pica, mas perderam a ocasião de ganhar mais conforto no segundo lugar.

O conjunto orientado por António Pereira vestiu a rigor as camisolas de campeão e seguiu, nas horas seguintes, a festa do título dentro do autocarro do clube, na cidade de Fafe.

Jogo realizado no Campo dos Carvalhinhos, em Travassós.

Árbitro: Paulo Gonçalves, auxiliado por Renato Mendes e Filipe Faria.

GD TRAVASSÓS: Tozé, Marco Silva (Rúben, 69’), Fernando, Tiago Costa, Calicas, Samu (Tozé, 61’), Carioca (cap.), Mickey, Zé Beto, Nuno Gonça, Rui Ossos (Rui Freitas, 90+3’). Treinador: António Pereira.

OFC ANTIME: Rui, Vítor Beijinhos, Neves, Salgado, Vitinha (cap.), Malhado, Raúl, Brasil (Vasco, 80’), Patocas (Miguel, 84’), Pedro Ismael, Jonas (Castanha, 68’). Treinador: Carlos Salgado.

Disciplina – cartões amarelos: Calicas, 36’, Salgado, 37’, Vítor Beijinhos, 53’, Carioca, 55’, Neves, 62’, Mickey, 64’, Castanha, 72’, Patocas, 74’, Vitinha, 79’, Pedro Ismael, 86’, Fernando, 90+2’. Cartão vermelho: Jonas, 88’.

Golos: Raúl, 44’, Tozé (g.p), 80’.

Sem comentários: