.

.
.

domingo, 3 de maio de 2015

Futsal AF Braga - Fase Final: Ass. Futsal Fafe/Sol Poente, 4 - São Mateus, 6

Texto e fotos: Ricardo Castro


AFFSP está na final do campeonato

A Associação de Futsal de Fafe/Sol Poente (AFFSP) está na final do campeonato distrital sénior masculino da AF Braga. Apesar da derrota com o São Mateus, a equipa de Vítor Pereira beneficiou do empate do Covense em casa do Nun’Álvares (3-3), para ficar em primeiro lugar da sua série.

Numa primeira parte sem golos, destaque para duas intervenções de Teixeira e de Vito a negar o golo visitante. Com o passar dos minutos, a AFFSP soltou alguma ansiedade inicial. Aos 16’, num canto de Vito, David falhou o golo por muito pouco. Logo a seguir, a livre de Bruno Sousa, Vito quase desfez o nulo.

O nulo da primeira parte deu lugar à dezena de golos na segunda. Num espaço de dois minutos, aos 24’ e 25’, Pedroso e Tiago Leite colocam o marcador em 0-2. No entanto, os fafenses responderam bem à desvantagem. Vito reduziu no minuto seguinte e David restabeleceu a igualdade aos 27’, para grande festa nas bancadas bem compostas do Municipal de Fafe.

Mesmo a depender só de si para chegar à final, a AFFSP revelou intermitência em alguns momentos e sofreu o 2-3 aos 29 minutos. Na recarga a um livre, Pedroso deu nova vantagem aos visitantes. A situação piorou a seis minutos do final, com Ruizinho e Tiago Leite a aumentarem para 2-5, em dois lances semelhantes e alegadamente precedidos de falta atacante, não assinalada pela dupla de arbitragem.

Os últimos cinco minutos foram de grande intensidade e a desvantagem da AFFSP colocava ainda mais o interesse dos jogadores fafenses no resultado entre Nun’Álvares e Covense. Vítor Pereira pediu desconto de tempo, colocou Mica como guarda-redes avançado e a estratégia resultou. Aos 36 minutos, Miguel reduziu para 3-5.

Pouco depois, o sobressalto deu lugar a alguma tranquilidade, com a confirmação do empate (3-3) do Covense ante os condestáveis. Mesmo assim, a AFFSP procurou evitar a única derrota na fase de subida nos últimos minutos. Após duas ocasiões falhadas por David, Mica reduziu para 4-5, em situação de cinco para quatro.

Nos últimos instantes, David esteve perto do empate e também evitou o sexto golo dos visitantes, à semelhança de Miguel. No entanto, o São Mateus chegou mesmo ao sexto golo, com Cueca a confirmar o resultado final.

Os fafenses terminam a fase final com 11 pontos, os mesmos do Covense, mas com vantagem sobre os famalicenses. Na época de estreia nos distritais, o conjunto de Vítor Pereira têm surpreendido e vai discutir a final do campeonato e o acesso aos nacionais com o Caldelas.

Sem comentários: