.

.
.

sábado, 9 de maio de 2015

1.ª Div. AF Braga: GD Silvares goleou o GD Fareja (6-1)

Texto e fotos: João Carlos Lopes



Primeiro Preto fechou a porta

O GD Silvares levou a melhor no dérbi com o GD Fareja a quem venceu por expressivos e inequívocos 6-1 num jogo que até podia ter marcado mais golos mas que foi o Fareja quem entrou melhor e a desperdiçar três boas situações de golo, duas delas resolvidas com grandes intervenções de Nuno Preto. 

O forte na partida e logo aos 3’, nuno preto defendeu uma bola em que Barbosa podia ter feito melhor. No minuto seguinte Óscar cobrou um livre directo frontal e fez a bola bater com estrondo na barra de Monteiro. Aos7’, Pirolas com um bom trabalho sobre o defesa do Silvares, desviou a bola e rematou para grande intervenção de Perto e aos 10’, Jota aproveitou uma sobra para rematar e fazer brilhar Perto de novo. 

O jogo esteve durinho e entretido até surgir o primeiro golo do Silvares, aos 23’, depois de Jorginho meter a bola na área, Monteiro defendeu o primeiro remate mas no segundo Coelho não perdoou. 

O Silvares passou a controlar o jogo por completo e o Fareja quase que se eclipsou. O segundo golo surgiu aos 32’, num grande obra de arte de Jorgindo que ainda de longe colocou a bola com intenção no ângulo superior mais distante da baliza do Fareja. Um golaço de encher o olho deste ex-júnior da AD Fafe que aos 34’ fez a bola bater no poste direito de Monteiro, após marcação de livre directo. 

O Silvares prosseguiu com o domínio de jogo e quer de bola corrida quer de bola parada que em criava situações de algum apuro. O terceiro golo surgiu aos 45’ com Monteiro a defender um remate á entrada da área de Jorginho mas a sobrar para Mike encostar. 

O Fareja ainda reagiu e reduziu ao 3-1, antes do apito para o intervalo com André a servir Coelho que rematou colocado dentro da área. 

Na segunda parte o Fareja não reagiu como se esperava e o Silvares continuou a controlar o jogo, baixando um pouco o ritmo do mesmo. 

O quarto golo surgiu aos 54’, com Coelho a recuperar a bola a meio campo, a circular para Mike, este serviu Stuca que recebeu e bailou na área à procura de posição até que no momento certo levantou a bola e fez um chapéu a Monteiro. 

Três minutos após ter marcado o Silvares voltou a fazer mexer o marcador numa jogada de contra-ataque, com a bola a chegar a ratão que tentou colocar a bola ao poste mais distante, onde apareceu Jorginho a encostar e a bisar no jogo, ao fazer o 5-1.

Mike podia ter marcado aos 73’, na cobrança de um livre que Monteiro defendeu e a bola ainda bateu no poste. No minuto seguinte Óscar cabeceou, Monteiro defendeu e na tentativa de aliviar barbosa fez a bola bater no poste da sua baliza. 

O Silvares fechou a contagem aos 78’, com Barbosa a travar a marcha de Jorginho na área e Nuno Freitas a converter a grande penalidade no sexto golo da partida. 

Já em tempo de compensação Cassu rematou na área do Silvares mas a bola desviou nos defensores. 

O jogo terminou com uma vitória expressiva do Silvares que depois de se encontrar, a seguir ao primeiro golo, não mais largou o comando do jogo. O Fareja enquanto pôde mostrou bom futebol, com boas transições e passe acertado mas, depois de sofrer o primeiro golo o Silvares começou a rectificar o seu futebol e não fosse algum egoísmo por parte de alguns jogadores que demoravam a soltar a bola, perdendo-a por vezes, podia ter marcado mais golos. 

Jogo no Campo Professor Manuel José Dias, em Silvares S. Martinho, Fafe.

Árbitro: Tiago Martins, auxiliado por Lázaro Martins e Ricardo Cunha. 

GD SILVARES: Preto; Gualter, Moura, Russo, Ratão (Simão, 81’), Óscar (Andrade, 80’), Jorge Carneiro, Coelho (Landinho, 60’), Jorginho, Mike e Stuca. 

GD FAREJA: Monteiro; Fifi, Jota, Barbosa, Ferrinho, Cassú, Zé (Pacheco, 45’), André, Coelho (Marcelo, 80’), Pirolas (Sopas, 63’) e Nuno. Treinador rafael Leite. 

GOLOS: Coelho, 23’; Jorginho, 32’ e 57’; Mike, 45’; Coelho, 45’+1’; Stuca, 54’, Jorginho, 57’ e Nuno Freitas, 79’. 

DISCIPLINA: Cartões amarelos: Coelho (GDS), 18’; Jorginho, 33’; Nuno Freitas, 71’; Ratão, 76’ e Barbosa, 78’.

Sem comentários: