.

.
.

sábado, 2 de maio de 2015

Veteranos da UD Fafe na Holanda: O encanto das bicicletas laranja


Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Muita alegria dentro e fora do campo 

O segundo dia da visita dos veteranos da UD Fafe à Holanda levou muitos dos fafenses que se deslocaram ao país das tulipas a experimentar algo que não estavam habituados. Depois do contacto com uma cultura diferente em que os holandeses de Maastricht acumulam milhares de bicicletas à frente da estação de caminhos de ferros, nada melhor que sentir esse prazer de conduzir pelas muitas vias para veículos de duas rodas não poluentes holandesas. 

Para a maioria foi uma experiência única visitar a cidade mais antiga da Holanda através da bicicleta, passar nas pontes e ver todos os monumentos imponentes e todas as estatuas que estão espalhadas pelas ruas. Pareciam crianças a conduzir as bicicletas laranjas alugadas no hotel onde estão instalados. 

Por volta das 11 horas da manhã receberam a visita dos veteranos do Sc Jekerdal que os conduziram até uma instituição onde lhes foi servido o almoço, baseado na comida tradicional da região. Após o almoço uma nova visita, desta vez a pé mas guiada, pelos sítios e monumentos mais importantes da cidade, onde foi explicada a história de acordo com os locais de passagem.

Após breve passagem pelo hotel para pegar nas bagagens seguiu-se uma curta viagem até ao centro desportivo de Jekerdal, um importante complexo com pelo menos cinco campos de futebol com alguns com piso relvados e outros sintético e uma pista de tartam. A preceder o jogo foi oferecido café me copo alto, estilo americano, e bolo caseiro tradicional. 

Os fafenses disputaram duas partidas com duas equipas diferentes de veteranos do Jekerdal, tendo vencido os dois encontros com golos de Luís Mário, Braga, Gentil, Roberto, Feliciano e Charta. De salientar que no segundo jogo os atletas da UD Fafe foram surpreendidos pelo presidente Rogério Ferreira com um equipamento novo (ver foto). De resto, Fafe está presente em todo o lado onde os veteranos se deslocam como muito bem fazer questão disso ao tirar a foto de conjunto com a bandeira da nossa cidade. 

No final das duas partidas de futebol, foram brindados no balneário com duas grades de cerveja oferecidas pelos veteranos locais em claro sinal de cortesia.
 
De regresso ao hotel o jantar foi um “barbecue” e a sala estava animada com música e muita dança. 

Falta apenas um dia para esta visita ficar concluída com deslocação à Bélgica para uma visita à cidade de Bruxelas. O regresso está marcado para as 20 horas portuguesas altura em que o avião sairá do aeroporto de Maastricht em direcção ao aeroporto Francisco Sá carneiro, no Porto. Depois será o regresso a casa por via terreste.

Sem comentários: