.

.
.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Futsal Fem.: Nun'Álvares venceu a Taça AF Braga e fez a dobradinha



Texto e fotos: João Carlos Lopes

Uma equipa do outro mundo

Dois dias depois de ter vencido o Porto D’Ave (PDA) por uma bola a zero para a Taça Nacional o Grupo Nun’Álvares (GNA) voltou a encontrar-se com esta equipa da Póvoa de Lanhoso na final da Taça AF de Braga, em Vieira do Minho, tendo vencido no prolongamento por 3-2, tornando ainda mais fantástica uma época memorável em que venceram o campeonato da AF de Braga, a Taça e subiram à 1.ª Divisão Nacional, podendo ainda marcar presença na “final-four” da Taça Nacional.

O Pavilhão Aníbal Nascimento, em Vieira do Minho, encheu-se para ver esta final, com entusiásticos adeptos afectos às duas fracções a vibrarem com o evoluir dos acontecimentos. 

Começou melhor o GNA com Cindy a inaugurar o marcador logo no primeiro minuto. A mesma jogadora que regressou de castigo de um jogo enviou a bola à barra no minuto seguinte. Depois foi a vez do Porto D’Ave reagir e enviar uma bola ao poste, num livre cobrado por Mafalda. 

As fafenses retraíram-se e o PDA foi ganhando confiança e bombardeando a baliza de Belinha que esteve mais uma vez em grande com defesas enormes como a que sucedeu aos 9 minutos ao negar com o pé o golo a Mafalda. Porém, aos 12 minutos o PDA chegou ao empate com Sara a encostar e o resultado manteve-se até ao intervalo. 

Logo nom início da segunda parte o PDA chegou à vantagem no primeiro minuto num remate enrolado de Sara que bisava no jogo. Logo a seguir Cindy enviou a bola à barra da baliza contrária e era o GNA numa altura em que o PDA jogava apenas em contra-ataque. 

O golo das fafenses surgiu aos 30’ de jogo após um canto cobrado por Cátia Coelho, com a bola a passar por Cindy que meteu ao segundo poste onde Liana encostou. 

O PDA podia ter marcado logo de seguida mas Joana Coimbra desperdiçou uma oportunidade soberana. Seguiu-se um remate de Liana para grande defesa de Joana. 

O PDA queria desfazer a vantagem e aos 36’, Mafalda combinou com Ângela mas Belinha adivinhou o lance e fez uma defesa do outro mundo, para desespero das adversárias. 

Quando faltavam 25 segundos para terminar o tempo regulamentar o GNA quase comprometia com uma perda de bola perto da sua baliza, mas o prolongamento chegou. 

No segundo minuto do prolongamento Joana Coimbra voltou a falhar com a baliza quase deserta e quando faltavam dez segundos para terminar a primeira parte a mesma jogadora fez uma obra de arte. Ainda a meio do seu meio campo, levantou a bola e mandou uma bomba à barra da baliza de Belinha. 

Na segunda parte, o GNA apareceu mais afoito e Loira mandou uma bomba para grande defesa de Joana com o pé para canto, do qual viria a resultar o golo da vitória com Loira ao segundo poste a marcar de cabeça e a incendiar os adeptos fafenses de alegria. 

O PDA tudo tentou para chegar á igualdade principalmente por sara que fez uma mão cheia de remates mas, depois de muito sofrimento dentro e fora do campo, a partida terminou e o GNA fazia a dobradinha. 

Uma palavra de apreço para a grande claque das fafenses, com muitos a deslocarem-se num autocarro e outros em carros particulares mas todos a gritarem pelo GNA e a serem compensados por mais esta fantástica vitória. 


Jogo no Pavilhão Aníbal Nascimento, em Vieira do Minho 

Árbitros, Hélder Magalhães, Luís Magalhães e Vítor Faria a cronometrista. 

NUN'ÁLVARES: Belinha; Ana Loira (1), Ana Cunha (c), Raquel Pisco, Cátia Coelho, Liana Alves (1), Joana Melo, Cindy Nogueira (1), Joana Pereira, Cátia Batista e Liana Alves. Treinador, João Nuno Sousa. 

PORTO D'AVE: Joana Silva; Sara Lopes (2), Mafalda Ferreira, Ângela Gonçalves, Celina Carvalho, Joana Coimbra, Lúcia Ribeiro e Joana Oliveira. Treinadora, Ana Fernandes.

Sem comentários: