.

.
.

domingo, 14 de junho de 2015

Futsal Fem. - Taça Nac.: GNA venceu Always Young (6-4) e está na "final four"


Texto e fotos: João Carlos Lopes


Condestáveis sempre em festa 

A equipa sénior feminina do Grupo Nun'Álvares (GNA) venceu o Always Young (AY) por 6-4 e garantiu a presença na "Final Four" da Taça Nacional onde vai encontrar os Águias de Santa Marta, o Sporting CP e o União Povoense, em Ponte de Sor, nos dias 26, 27 e 28 de Junho, em que jogam todos contra todos. Esta foi a quarta etapa ultrapassada com êxito pela equipa orientada por João Nuno Sousa que venceu o Campeonato e Taça da AF Braga e ascendeu à 1.ª Divisão. Mas o técnico do GNA não escondeu a ambição para a "Final Four" quando diz que a época ainda não acabou.

Apesar de ter ficado na última posição da Série B, a equipa do AY, que viajou desde Vagos tem um bom conjunto de atletas que trocam muito bem a bola e jogam um futsal apelativo e isso só veio valorizar o triunfo das fafenses que tiveram que sofrer para ultrapassar mais esta etapa e estar entre as quatro melhores equipas distritais do País, numa época a todos os níveis notáveis, em que as suas jogadoras deram literalmente "o litro" espremendo tudo o que tinham para alcançar cada feito e festejar com o seu público momentos que vão perdurar pela vida fora. Numa só palavra a equipa 2014/2015 do GNA foi fantástica.

Nesta derradeira partida da fase de grupos da Taça nacional o GNA entrou melhor e inaugurou o marcador quando ainda não estavam decorridos dois minutos através de Cindy, com uma assistência de Ana Loira. Volvidos dois minutos o AY igualou com um golo de Sandra Coutinho. 

As fafenses podiam ter marcado na jogada seguinte mas Pisco, e Cindy esta rematou mas quando a bola ia para golo bateu em Pisco e desviou a trajectória. O jogo prosseguiu movimentado e foi mesmo a equipa do Distrito de Aveiro a chegar ao 1-2, através de Cátia Cadima, numa fase em que as fafenses não acertavam os passes e João Nuno pediu um período de tempo. 

Parecem ter resultado as rectificações do técnico das Condestáveis que viriam a igualar aos 16’, numa recuperação de bola de Raquel Pisco que correu para a baliza e bateu Andreia. Praticamente na jogada seguinte o GNA chegou ao 3-2 numa combinação entre Loira e Cindy, com esta a fuzilar em remate cruzado. 

As visitantes insistiram e na mesma jogada fizeram dois remates e enviaram a bola ao poste. Ripostou Cindy para boa defesa de Andreia. Alexandra quase marcou de cabeça a balinha. Depois foi Loira a rematar, com a bola a ficar no risco de golo com Ana a tentar insistir e as vaguenses aliviarem.

O GNA começou a segunda parte com Liana a conquistar um canto e Belinha a negar um golo a Alexandra.

As vaguenses chegaram aos 3-3, numa infelicidade de Cátia Coelho que fez autogolo aos dois minutos e trinta. Volvido minuto e meio Loira surpreendeu com um remate colocado de pé esquerdo e voltou a colocar o GNA na frente, 4-3. 

O quinto golos das fafenses é um hino ao futsal. Ana colocou a bola à frente da baliza e Pisco um gesto técnico perfeito introduziu-a na baliza de calcanhar, numa nota artística que fez levantar o Pavilhão que estava muito bem composto. Grande golo e grande momento de futsal. 

Com vantagem de dois golos, as jogadoras do GNA começaram a individualizar o jogo e isso deu confiança aos AY que, principalmente em contra-ataque criava muito perigo. Aos 5’, Alexandra enviou ao poste e pouco depois Sandra atirou ao lado de baliza aberta. Foi uma fase menos boa das fafenses que ainda viram Belinha sair do jogo por lesão. Mesmo assim, aos 9’ Cindy, rematou ao lado e aos 12’ valou a astúcia de Loira quando o AY num contra-ataque de 3x1 tentou chegar ao golo, o que acabou por fazer novamente na mesma situação no minuto seguinte através de Paula Fernandes que reduziu para 5-4 e deixou tudo em aberto. Na jogada seguinte Loira tirou o golo das adversárias em cima do risco e aos 14 minutos e meio João Nuno pediu novo desconto de tempo para chamar a atenção das suas jogadoras. 
Foi a equipa de Vagos a estar perto do empate com mais três remates seguidos, um deles ao poste. Depois Alexandra apenas com Joana pela frente, atirou ao lado. O GNA podia ter marcado com Cindy a meter a bola ao segundo poste e Pisco a fazer a não conseguir encostar. Até que a dois minutos do final chegou o golo da tranquilidade numa jogada entre Pisco e Cindy, com esta a encostar para o 6-4 e acabar de vez com as esperanças das forasteiras de chegarem ao empate.


Jogo no Pavilhão do Grupo Nun’Álvares, em Fafe. 

Árbitros, Cláudio Ferreira e Nelson Costa, com Paulo Oliveira a cronometrista (AF Porto). 

NUN'ÁLVARES: Belinha; Ana Loira (1), Ana Cunha (c), Raquel Pisco (3), Cátia Coelho (a. g.), Liana Alves, Joana Melo, Cindy Nogueira (2), Joana Pereira, Cátia Batista e Liana Alves. Treinador, João Nuno Sousa. 

ALAWYS YOUNG: Andreia Oliveira; Paula Fernandes (1), Fernanda Marques, Alexandra, Cátia Cadima (1), Sandra Coutinho (1) e Cláudia Dias. Treinador, Hermes Fernandes.

Sem comentários: