.

.
.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Natação - XVII Torneio Cidade de Fafe: Recorde do Mundo (S21) batido em Fafe

Redacção/AD Fafe 

Tiago Teixeira foi o mais pontuado

No dia 20 de Junho a Piscina Municipal de Fafe encheu-se de público para assistirem ao XVII Torneio Cidade de Fafe em natação, que contou com a presença de 14 clubes nacionais, num total de 160 nadadores. Entre eles, os 35 nadadores da AD Fafe mostraram-se em bom plano, conseguindo até atingir algumas classificações de destaque, que aprofundaremos em baixo. A competição foi organizada pela Associação Desportiva de Fafe com o apoio da Câmara Municipal de Fafe e insere-se no calendário regional da Associação de Natação do Norte de Portugal. 

O novo formato do torneio, bem como o trabalho incansável dos técnicos, funcionários e voluntários para receber os convidados nas melhores condições, foram elogiados pelos visitantes, que prometem voltar à “Sala de Visitas do Minho”.

Recorde do Mundo batido em Fafe

A recordar o tempo em que a Piscina Municipal era compatível com a realização de grandes provas nacionais e internacionais, Fafe recebeu neste torneio vários campeões da natação adaptada, que vinham com objetivos bem elevados, como a obtenção de mínimos para Campeonatos Mundiais e Europeus, assim como a tentativa de vários recordes. A estrela mais cintilante deste grupo de nadadores foi Diana Inês Torres, da ADADA (Porto) que alcançou um novo Recorde Mundial nos 400m Estilos. O último recorde (nacional) alcançado na Piscina Municipal de Fafe datava dos anos 90. 

Com o aparecimento de várias infraestruturas dotadas com 8 a 10 pistas (em alguns casos com 50m), vários tanques de apoio e melhores condições para equipas e público nos distritos de Braga e Porto, assim como a alteração de algumas regras por parte da F.I.N.A. no que diz respeito à realização de competições, Fafe tem passado “ao lado” dos maiores eventos regionais e nacionais da modalidade nas últimas décadas.

Para os nadadores fafenses, a participação na única competição “caseira” da época representou uma oportunidade para a realização de mínimos de acesso aos Campeonatos Nacionais, assim como a preparação para os mesmos. Nesta festa da natação, os fafenses mantiveram-se concentrados e os resultados foram bons. 

Tiago Teixeira destacou-se ao vencer os 100m Livres, com uma marca que lhe permitiu arrecadar o prémio de Nadador Mais Pontuado. Este nadador conseguiu ainda alcançar o segundo lugar na estreia do “Super-Sprint” Júlio Leite Seguros, uma prova que emocionou nadadores e público, que gritaram até à grande final pelos seus favoritos. No setor feminino, a nadadora Ana Beatriz Martins do Famalicão foi a grande vencedora de ambos os troféus. 

Os seguintes nadadores fafenses obtiveram vários mínimos e algumas classificações de destaque: Cadetes (João Alves, Alexia Barros, Ana Oliveira, Beatriz Oliveira, Diogo Pereira, Gonçalo Pereira, Ana Sampaio, Diogo Seca, Beatriz Silva e Mateus Varela), Infantis (Beatriz Alves, Luís Alves, Bruno Castro, Inês Castro, João Cunha, Romeu Fernandes, Catarina Ferreira, João Freitas, Tiago Guedes, Vitória Henriques, Margarida Leite, Rui Martins, Diogo Moura, Ricardo Oliveira, João Peixoto, Rui Pinto, Mariana Sampaio, Carolina Silva e Bruno Silva), e Absolutos (Natália Cunha, Simão Ferreira, Francisco Steinmaier, Luís Fonseca, João Ferreira e Tiago Teixeira).

Quanto aos resultados coletivos, o grande vencedor do torneio foi o Clube Aquático Pacense. A AD Fafe, com uma das equipas mais jovens nesta competição Absoluta, ficou-se pelo 9º lugar da classificação geral. Os nadadores preparam-se agora para competir nas provas mais importantes do ano, num ciclo que começa já na próxima Sexta, Sábado e Domingo, com os Campeonatos Regionais de Infantis, na Póvoa de Varzim.

Sem comentários: