.

.
.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Trail Solidário de Fornelos teve uma humildade de grande nível


Texto: João Carlos Lopes / Fotos: Sérgio Teixeira

Houve hospitalidade, solidariedade e desportivismo

Pódio feminino
O 1.º Trail Solidário de Fornelos contou com cerca de meia centena de participantes que não pouparam elogios à organização da Junta de Freguesia de Fornelos e ao mentor da prova Nuno Lecas, pelo excelente trajecto escolhido, pela hospitalidade e pelos bons momentos de convívio que foram proporcionados.

A chuva afastou muitas das intenções de participar nesta prova mas esses não sabem o que perderam. Primeiro o S. Pedro deu tréguas na hora da prova e depois o percurso que levou os atletas pela natureza profunda da freguesia foi de extrema beleza e nem muitos dos naturais da localidade sabiam de tamanha riqueza natural entre portas.

Pódio de seniores
A organização primou por agradar em todos os aspectos a todos os participantes, não faltaram sequer dois postos de água com laranjas já cortadas, nem apoio nos sítios mais críticos do percurso, nomeadamente quando foi necessário passar a estrada nacional. Os troféus de acrílico para os três escalões estavam excelentes e a lembrança para cada participante com uma medalha feita em trança de palha foi no mínimo original.

No que respeita a classificações José Pereira (Vieira), foi o vencedor absoluto e na categoria de seniores tendo gasto 40 minutos, seguido de Rui Fernandes (43:19) e de Vítor Silva (43:50). Já em veteranos, Augusto Ribeiro foi o vencedor (47:27), seguido de Albino Abreu (47:37) e Rui Silva (51:22). Nas mulheres, venceu Cláudia Marinho (55:26), seguida de Marlene Pereira (57:28) e de Cidália Novais (58:34).  

Pódio de veteranos
Fica aqui o testemunho de um dos participantes, o vimaranense Vítor Silva, um jovem habituado a estas andanças dos trails mas que bem o significado da palavra solidário, "hoje foi dia de ser solidário no Trail de Fornelos, depois do dia atribulado de ontem, entre o Trail da Palela e uma patuscada com os amigos, e daquelas que faz mossa. Com muito esforço lá sai da cama para ir dar o meu pequeno contributo, a convite do fantástico Nuno Fernandes, que muito contribuiu para a realização desta pequena, mas grande acção de solidariedade. A todos os intervenientes os meus parabéns, um obrigado especial aos meus amigos que me acompanharam até Fornelos e também ajudaram à causa, aquela "cena" de vidro que trouxe é vossa".

O presidente da Junta de Freguesia de Fornelos, David Fernandes,  ficou tão agradado e sensibilizado com a iniciativa que a sua autarquia tão bem organizou que, além de prometer repetir, deixou no ar, face aos excelentes atletas que tem na freguesia, de poder vir a ser constituída uma equipa de atletismo. 

Sem comentários: