.

.
.

terça-feira, 30 de junho de 2015

Veteranos da UD Fafe A60 encerram época com passeio familiar


Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Viagem animada a Santiago de Compostela e Sanxenxo

Os veteranos da UD Fafe A60 deram por encerrada a época 2014/2015 com uma viagem de dois dias a Santiago de Compostela e Sanxenxo, localidade esta onde pernoitaram, enchendo um autocarro com atletas e respectivos familiares. 

A saída foi bem cedo na manhã de Sábado, por volta das sete horas e trinta da Praça das Comunidades, com direcção a Valença para tomar o pequeno-almoço.

A viagem prosseguiu até Santiago de Compostela onde foi possível visitar a Catedral e dar um passeio pelas imediações da mesma. Durante cerca de hora e meia cada um fez o que naquela localidade de grande carga religiosa á qual todos os caminhos vão dar, vendo-se muitos peregrinos apeados e de bicicleta. 

A poucos quilómetros de distância da Catedral a comitiva estacionou num parque de merendas onde foi possível degustar o arroz á valenciana da Dona Dulce Soares, bem como os saborosos salgadinhos e outros petiscos que as suas mãos mágicas tornam irresistíveis. O momento serviu para descontração, não faltando as piadas finas e as anedotas. 
Novamente na estrada a viagem tinha como destino as proximidades de Sanxenxo para descarregar malas e bagagens no simpático Hotel Piñeiro, onde todos foram bem recebidos, em excelentes instalações. Depois de deixarem as malas nos quartos houve oportunidade de fazer uma “prainha” onde os veteranos mataram o vício da bola, jogando entre todos ao “bota fora”, numa espécie de “reiguebol” onde quase tudo era permitido menos jogar com a mão, empurrões, arremesso de sargaços, encurtamentos de balizas, entre muitas outras peripécias. O tempo estava óptimo e a água estava muito boa para a época permitindo longos banhos a quem assim o desejou.

No regresso ao Hotel foi tempo de jantar para depois, após uns breves acordes da concertina do Lopes Araújo, na cave do mesmo, onde funciona um pub, se assistir á queima do bagaço, que resultou numa “pomada” de trás da orelha. Não faltou sequer a narração de uma lenda sobre bruxas nem as ditas cujas que apareceram de rompante, levando o traquina do miúdo do Torrinheira a enfrentá-las querendo até tirar a vassoura a uma. É levado da breca este Torrinheira mais novo que já sabe mais que a Lúcia. 

A manhã de Domingo foi livre e cada um fez o que entendeu. O almoço foi ainda no Hotel para depois a família UD Fafe seguir viagem com direcção a Pontevedra com passagem por toda a imponente costa do Norte de Espanha. Em Pontevedra o destino era a visita à catedral mas à hora da chegada estava fechada pelo que cada um deambulou como quis para passar uma hora naquela localidade. 

O regresso a Portugal levou os fafenses novamente a Valença, desta vez ao parque de Merendas da Senhora da Cabeça, onde foi saboreado um lanche. Muitos crentes subiram dezenas de escadas para fazerem uma promessa que não estava na agenda enquanto atletas e direcção reuniam para fazerem um balanço e receberem o calendário da nova época, na qual vão fazer mais de 40 jogos. O momento serviu também para eleger a equipa técnica para a época seguinte (ver peça à parte). 

A viagem de regresso demorou cerca de uma hora e ficou a promessa de para o ano haver mais, com destino a um sítio diferente.

Sem comentários: