.

.
.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Árbitro Duarte Oliveira (Meira) promovido ao futebol profissional

Texto: Ricardo Castro / Foto: DR


Vai dirigir jogos da 2.ª Liga e ser 4.º árbitro na 1.ª Liga

É um passo importante para a arbitragem fafense. Duarte Oliveira foi promovido à categoria C2N3, o que lhe vai permitir, na época 2015/2016, apitar jogos da Segunda Liga e ser quarto árbitro no principal escalão do futebol português.

Em declarações a NF, Duarte fala num “sentimento de alegria ao fim de 16 anos de arbitragem, mas ainda falta para chegar ao objetivo principal, a I Liga”. O sexto lugar desta época permitiu ao fafense de 33 anos estar entre os 15 melhores árbitros da categoria C2 com idade inferior a 36 anos, que realizaram, no fim da época, um estágio de uma semana em Rio Maior para promover um conjunto de 12 árbitros à C2N3.

Na hora da promoção, Duarte não esquece quem passou pelo seu percurso. “Agradeço ao Núcleo de Árbitros de Fafe, ao Jorge Ferreira, ao Albano Correia, com quem subi aos nacionais, ao Inácio, aos meus colegas de equipa Xavier Fernandes e Licínio Vieira e ao Júlio Loureiro, grande impulsionador dos árbitros”. 

Após cinco anos na categoria 3.ª Nacional, na qual apitou jogos do distrital da AF Braga e da extinta 3.ª Divisão, Duarte Oliveira subiu, em 2013/2014, à categoria C2, na sequência da criação do Campeonato Nacional de Seniores.

Sorte diferente teve Albano Correia. O árbitro fafense de 35 anos terminou a época no terceiro lugar da categoria C2, esteve no mesmo estágio, mas não ficou no lote de 12 promovidos. Devido ao limite de idade, Albano não poderá tentar a subida nos próximos anos de carreira.

Sem comentários: