.

.
.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

ENTREVISTA: Helena Nunes: Capitã da equipa de Futsal da Escola Carlos Teixeira

Texto: João Carlos Lopes / Foto: DR

“O meu sonho é representar a Seleção Nacional de Futebol”

Helena Nunes tem 13 anos mas já é uma senhora jogadora, quer de futebol que de Futsal. Recentemente capitaneou a equipa da Escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira que se sagrou Campeã Nacional de Futsal Escolar. Esta estudante que concluiu o 7.º ano é uma aficionada da bola desde pequenina. Para ela as bonecas foram sempre as bolas, desporto para o qual tem uma habilidade nata e sempre se destacou nas equipas onde joga, quer sejam mistas quer sejam femininas. Jogou sempre na AD Fafe desde as escolinhas até ao segundo ano de Infantil, mas agora vai ter que deixar o futebol porque os regulamentos daqui para a frente não contemplam equipas mistas federadas. Já representeou também o Grupo Nun’Álvares várias vezes em torneios não federados. Aliás, ganhou um torneio de futebol no Fafe e três no Nun'Álvares no Futsal. No desporto escolar já ganhou tudo o que havia para ganhar, três campeonatos distritais, três regionais e um Nacional, o único que a sua equipa teve direito a disputar. A sua equipa ganhou tudo em que entrou, cilindrando as adversárias e marcando centenas de golos em todas as fases. 


Como classifica a época da Escola Carlos Teixeira a nível de Desporto Escolar?

Foi uma época excelente a todos os níveis em que trabalhamos muito e atingimos o nosso objetivo que era vencer o Campeonato Nacional no ano que voltou a ser possível disputá-lo pois tinha estado parado nos anos anteriores. 


A que se deve esse sucesso?

O sucesso deve-se a todas nós que nunca baixamos os braços e à enorme paciência e capacidade de trabalho da nossa professora Manuela Trigo que nunca nos falhou e nos tem ensinado e dado muito ao longo destes anos. 


A equipa já joga quase de olhos fechados. Já se conhecem há muito?

Sim, este já é o terceiro ano consecutivo juntas, o que torna as coisas mais fáceis pois já nos conhecemos bem e sabemos como jogar umas com as outras com uma grande cumplicidade e entrosamento.


É fácil ser capitã desta equipa?

É super fácil, pois todas ajudam, todas se apoiam e são bastante compreensivas. Funcionamos como uma equipa e ao mesmo tempo como uma família. 


Como classifica a treinadora Manuela Trigo?

Já nem há mais palavras para a classificar. É uma excelente pessoa e professora que esteve sempre disponível para nós. Não há adjectivos suficientes para dizer bem dela, pois é enorme. 

Gostava de ver esta equipa a manter-se noutras competições?

Gostava sim. Temos muita qualidade o que nos permitirá atingir muito mais e se nos mantivemos juntas vamos funcionar cada vez melhor apesar de já nos entendermos quase na perfeição. 


O que representa para si a conquista do título nacional escolar?

Representa muito e conta muito para todas nós, pois fomos as melhores do país e elevamos o Norte e a nossa cidade de Fafe ao topo do Futsal escolar o que fizemos com brio e muita dignidade. 


Está numa fase de transição em que vai ser obrigada a optar pelo Futsal. A sua praia é mesmo o futebol?

Sim, sem dúvida que é o futebol, tenho pena que devido aos regulamentos não possa jogar mais em equipas mistas porque a partir de agora serei iniciada, mas é o que temos e tenho que aceitar. Nos próximos anos se não houver alternativa, devido à falta de equipas vou ter que jogar futsal. Parada é que não vou ficar!

A jogar Futsal será no Nun'Álvares?

Sim, com certeza, pois é um clube com o qual me identifico bem, que já representei em vários torneios e onde tenho muitas colegas. Por outro lado sei que a professora Manuela Trigo também é lá treinadora. 


Onde gostaria de chegar como atleta?

Gostaria de alcançar o meu sonho, que é representar Portugal na Seleção nacional de futebol de onze!

Sem comentários: