.

.
.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Andebol - 1.ª Div. Nac.: AC Fafe, 29 - Passos Manuel, 29

Texto e fotos: Ricardo Castro


Vitória fugiu no último segundo

Foi ao soar da buzina que o Andebol Clube de Fafe deixou escapar a vitória ante o Passos Manuel. Com dois golos de vantagem à entrada para o último minuto e a vitória praticamente segura, a equipa fafense falhou na última posse de bola e acabou vergada a um empate a 29 golos, ante um adversário direto na luta pela manutenção.

O Passos Manuel foi a primeira equipa a marcar, o Fafe respondeu e o equilíbrio pautou no início. Com 10 minutos, o marcador assinalava 5-5. Os visitantes chegaram ao 7-10, resultado que Fafe conseguiu anular com um parcial de quatro golos sem resposta (11-10). Pouco depois, o treinador fafense trocou Bruno Dias por Miguel Marinho na baliza em dois livres de sete metros e o guardião levou a melhor, ajudando um Fafe que, eficaz no ataque, chegou ao 14-11 aos 25 minutos.

O conjunto de João Henriques soube responder, empatou o jogo a 14 golos, mas o constante apoio do muito público presente e a maior eficácia ajudou que o Fafe chegasse em vantagem ao intervalo (17-15).

Na segunda parte, o Passos Manuel entrou forte, surpreendeu com um bloco agressivo na defesa e com transições rápidas e eficazes, chegou aos 17-19 nos primeiros minutos.

José António Silva tirou Bruno Dias da baliza, relançou Marinho, mexeu mais no esquema defensivo e atacante e o Fafe reagiu, passando para a frente aos 40 minutos com um golo de César Gonçalves (21-20). Com jogadas coletivas seguras, o Fafe chegou ao 23-21 com um bonito chapéu de Cláudio Mota. A partir daí, os lisboetas souberam aguentar o maior ímpeto atacante do Fafe, conseguiram evitar desvantagem superior a um golo e passaram mesmo para a frente aos 53’ (26-27).

À entrada para os cinco minutos finais, Armando Pinto empatou a partida a 27. A partir daí, dentro e fora da quadra, foi de palpitar corações. Mesmo os mais calmos. César Gonçalves atirou ao poste e falhou a vantagem, o Passos não aproveitou em contra-ataque e Armando Pinto e Nuno Pimenta colocaram o Fafe a vencer por 29-27.

O Fafe jogou praticamente os últimos dois minutos com menos um, mas Marinho adiou o golo até 22 segundos do fim, altura em que o Passos reduziu para 29-28. José António Silva, já com todos os jogadores de campo e sabendo da marcação homem a homem que o Fafe iria sofrer, pediu desconto de tempo.

No reatamento, Cláudio Mota tentou selar as contas. O guarda-redes defendeu, colocou rápido na frente e, no último segundo de jogo, o Passos garantiu o empate, com a desilusão fafense bem patente após o apito final.

Armando Pinto e João Fernandes foram os melhores do Fafe, com seis golos. Pedro Sequeira, do Passos Manuel, foi o máximo goleador.

Esta quarta-feira, os fafenses deslocam-se à Maia, para defrontar a equipa do Águas Santas. Na classificação, os comandados de José António Silva mantém o 7.º lugar, agora com nove pontos.

Sem comentários: