.

.
.

sábado, 19 de dezembro de 2015

1.ª Div. AF Braga: GCD Regadas, 4 - GD Silvares, 1 (Jogo prendado)

Texto: João Carlos Lopes 

Valeu pela primeira parte     

O GCD Regadas levou a melhor no dérbi concelhio sobre o GD Silvares ao vencer por 4-1, resultado que não traduz o empenho das duas equipas e por isso peca por algum exagero, ainda que a vitória assente ao Regadas, sobretudo pelo que jogou na primeira parte. Principalmente na segunda parte a partida teve muitas interrupções e pouco futebol praticado. O antigo jogador do Regadas, que agora representa o GD Silvares teve que ser transportado ao Hospital por uma ambulância do INEM, devido a ter traçado a língua numa jogada ocorrida ainda aos 8' de jogo. 

A partida pode-se resumir aos presentes de natal que as equipas ofereceram uma à outra. De um lado o Silvares facilitou com dois golos consentidos, fruto da falta de experiência; do outro o Silvares ofereceu uma grande penalidade que acabou por dar motivação extra ao adversário e vizinho. Os outros dois golos apareceram já numa fase de descrédito do Silvares e muito perto do final.  
O Regadas entrou forte e aos 3', após combinação com Lipinho, Buga atirou ao lado já dentro da área e com possibilidade de marcar. 

O primeiro golo surgiu de um desentendimento do último reduto do Silvares à entrada da área que Gomes aproveitou para marcar. 

O Regadas estava melhor e aos 21' Buga, em jogada de insistência ficou com Luís pela frente mas atirou por cima. Dois minutos depois, o capitão do Regadas, aproveitou um alívio feito por Sobrança e sempre a acreditar acabou por ganhar a bola ao defesa do Silvares, que parecia ter o lance controlado e fez o 2-0.

A equipa de José Manuel Teixeira adormeceu com o 2-0 e o Silvares foi crescendo como podia no jogo, fruto da muita vontade dos seus atletas e reduziu aos 29' quando Vítor Oliveira marcou um livre para a área e a bola foi à mão de Nuno Freitas. O capitão Ricardo aproveitou para reduzir para 2-1. 

Sobre o apito para o intervalo, Jorge Carneiro fez um passe longo para Buga que encheu o pé dentro da área e fez a bola bater na barra. 


A segunda parte caracterizou-se pelas muitas paragens que o jogo teve quer devido a faltas quer a assistência a atletas.

O Silvares apareceu com vontade de chegar à igualdade e aos 54' quase o fazia de bola parada, num livre cobrado por Hélder que não passou muito longe da esquadria da baliza. 

Até aos 72' o jogo foi fastidioso devido a paragens e alguma luta verbal com o futebol a andar arredado do campo das Cerdeirinhas. Por essa altura o Silvares teve um contra-ataque conduzido por Moura que se perdeu quando o jogador não conseguiu servir um colega já dentro da área. 

O Regadas respondeu por Rosita, aos 74', num remate em jeito para defesa de Luís Durães. Aos 78, Rosita serviu Flávio e este teve uma perda incrível quando costuma concretizar em situações mais difíceis. 

A equipa da casa acabou por chegar ao 3-1, aos 88', numa descida rápida de Rosita pela esquerda a bater Luís Durães com remate na diagonal. 

O 4-1 apareceu no segundo minuto de compensação, num grande golo de Gomes que parecia que estava a aliviar a bola à entrada da área adversária e á meia volta fez a bola entrar na baliza.

O resultado acaba por ser exagerado mas espelha a inexperiência da equipa do Silvares que, apesar de tudo deu muita luta, mostrou entrega e revelou vontade, jogando um pouco à imagem daquilo que costuma ser o Regadas.  

De referir que o jogo teve um minuto de silêncio pela morte do treinador adjunto da equipa de Juniores do Apúlia. 

Jogo no Campo das Cerdeirinhas, em Regadas. 

Árbitro, Jorge Abreu, auxiliado por Carlos Pizarro e Tiago Machado.

GCD REGADAS: Júlio; Lipinho, Marco André, Sobrança, Tiago, Nuno Freitas (Flávio, 57'), Jorge Carneiro, Rui (Alex, 86'), David (Rosita, 57'), Gomes e Buga. Treinador, José Manuel Teixeira. 

GD SILVARES: Luís Durães; André, Tiago, Hélder, Vítor Oliveira, Ricardo, Zézito (Maita, 63'), César (Joãozinho, 12'), Soko, Coelho (Diogo, 78') e Moura. Treinador, Jorge Teixeira. 

DISCIPLINA: Amarelos - Nuno Freitas, 28'; Zézito, 50'; Buga, 60', Rui, 60'; André, 64'; Hélder, 67'; Marco André, 68'; Ricardo, 80' e Vítor Oliveira, 84'.

GOLOS: Gomes, 13' e 90+2'; Buga, 23'; Ricardo, 29' (g.p.) e Rosita, 88'.    

Sem comentários: