.

.
.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Mais de 200 imagens que marcaram o desporto fafense em 2015




TEXTO: João Carlos Lopes FOTOS: DR


Fafe é uma terra de desportistas e campeões 

O ano de 2015 foi pródigo em episódios para o desporto fafense:

Desde os muitos campeões em várias modalidades à subida histórica do Arões SC a um campeonato Nacional, passando pelo regresso do Rali de Portugal a Fafe, por mais uma etapa da Volta a Portugal com um ciclista fafense integrado no pelotão, pela estreia de Mário Castro ao volante depois de 20 anos como navegador, das conquistas mundiais dos atletas da Cercifaf, das competições internas de futebol Popular e de futsal masculino e feminino com mais praticantes do que nunca. Das várias prova de BTT e ciclismo com campeões fafenses, da estreia do Clube de Saúde de Fafe no Futsal Distrital, do aparecimento de várias colectividades ligadas ao ciclismo depois do efeito de bola de neve que Sociedade de Recreio Cepanense provocou nos últimos dois anos. 

Do aparecimento também de outras colectividades de BTT e ciclismo. De uma forma mais triste o desaparecimento do antigo presidente da AD Fafe e fundador do Arões SC, António Marques Mendes, do AVC que retirou a vivacidade ao massagista Joaquim Leite e do abandono do futebol aos 41 anos de Filipe "Maradona", entrou acontecimentos que deixaram o desporto mais pobre. O Andebol Clube de Fafe foi campeão Nacional da 2.ª Divisão, o Travassós da Divisão de Honra (a nível distrital), escalão de onde também subiu o OFC Antime. 

A Patinagem do Grupo Nun'Álvares continuou em alta e no Futsal as seniores foram campeãs distritais e venceram a Taça AF Braga, ascendendo ao campeonato nacional. Na natação a AD Fafe continua a brilhar mesmo com uma piscina de fracas condições. No Karaté as duas academias de Fafe brilharam a nível nacional e internacional e a Cercifaf continua a fabricar campeões mundiais que muito nos orgulham e deixam felizes. 

O BTT dos Restauradores da Granja voltou a ter um ano em cheio com vários campeões em destaque e também a nível colectivo. Também dos Restauradores surgiu o Basquetebol e outras iniciativas de índole desportiva não se podendo esquecer as muitas caminhadas que organizou em 2015. 

Não se pode esquecer a louvável iniciativa que foi e está a ser o Fafe a Correr que preenche as ruas da cidade todas as quartas feiras, de verão ou de inverno, chegando a juntar na estação seca mais de 300 pessoas. Num acto mais isolado o Color Run também foi um estrondoso sucesso juntado milhares de pessoas nas ruas numa só tarde.

Fafe é uma terra de desporto e de desportistas, cada vez mais em modalidades diversas e isso é um motivo de grande orgulho porque permite ter muitas alternativas para quem não goste das modalidades tradicionais.     

Nos desportos individuais destaques para Diana Durães (natação) e Marta Noval (canoagem), pelas muitas conquistas nacionais que obtiveram em duas modalidades que têm como denominador comum a água.

A cidade de Fafe também atraiu eventos como o Campeonato Europeu de Andebol para pessoas com deficiência intelectual e que foi um sucesso.

Fafe é cada vez mais uma cidade de desporto de todos e para todos onde se procura a inclusão através do desporto. 

Nesse aspecto louva-se os clubes formadores como a AD Fafe (futebol, natação e Kikboxing), Arões SC, OFC Antime, Vasco da Gama de Medelo, ACD Pica, GD Fareja e Nun'Álvares (Futsal e Patinagem), Associação de Karaté de Fafe e Centro Budo de Fafe, por serem os que mais apostam na formação de jovens.

Sem comentários: