.

.
.

sábado, 26 de março de 2016

Futsal - Taça AF Braga: Nun'Álvares eliminado (4-3 em Nogueiró) com habilidades no apito

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Elementos afectos ao jogo mas extra 
às equipas decidiram em pormenores 


Num jogo entre duas grandes equipas de Futsal não era necessários protagonistas extra mas na verdade os homens do apito estragaram um espectáculo que estava a empolgar a plateia e que terminou com a vitória do Nogueiró por 4-3, mas com uma ajuda extra em momentos chave da partida. Foi uma equipa do Nun'Álvares destroçada mas unida a que agradeceu ao seu numeroso público que se deslocou ao Pavilhão de Nogueiró 


O Nun'Álváres colocou-se na frente do marcador com um golo de Laureta nos primeiros cinco minutos numa grande jogada onde o Camisola 14 da equipa fafense que isolado rematou para cima e inaugurou o marcador. Com missão de sacrifício e com um super Rafa na baliza, os Condestáveis aguentaram o resultado até ao intervalo sem nunca deixarem de espreitar o segundo golo.

Na segunda parte os fafenses estavam determinados em manter as redes invioladas mas quando estavam decorridos sete minutos e meio de jogo Hélder, jogador do Nogueiró aproveitou um ressalto para ajeitar a bola com a mão e ficar isolado para fazer golo que os árbitros validaram e deixaram os fafenses desnorteados. 

O GNA recuperou animicamente quando Laureta bisou na partida aos dez minutos e meio de jogo. Mas voltou a haver um facto de desequilíbrio quando um dos árbitros entendeu que Laureta fez falta sem bola sobre um adversário que provocou o fafense, numa situação que não teve qualquer interferência na jogada que se ia desenvolver, mostrando o segundo cartão amarelo obrigando os fafenses a jogar em inferioridade. Depois de um golo precedido de falta nova machadada na concentração e determinação dos fafenses. 

Em superioridade o Nogueiró chegou ao segundo golo através de Tiago aos 11 minutos e meio de jogo e depois aproveitou o embalo e virou o resultado cerca de um minuto depois, com novo golo de Hélder.

Com ajuda extra o Nogueiró passou para a frente do marcador e obrigou o GNA a correr atrás do resultado tendo ainda chegado ao empate a três por Tiago Nogueira na conversão de uma grande penalidade, que precedeu a expulsão do jogador do Nogueiró Tiago, autor da grande penalidade que viu o segundo cartão amarelo. 

Quando faltavam trinta e três segundos para o final o Nogueiró chegou à vantagem de 4-3 através de Luisinho e apesar de já ter cinco faltas e o GNA arriscar no 5x4, segurou a vantagem até final.

É inegável que o Nogueiró tem uma grande equipa colectiva e individualmente, o mesmo sucedendo ao GNA mas não deixa de ser verdade que os árbitros desbloquearam o jogo a favor dos bracarenses duas vezes, na primeira ao validar um golo que deveria ter sido falta e na segunda ao expulsar injustamente Laureta e deixar os fafenses amputados de um dos seus melhores jogadores. 

O espectáculo ficou estragado com estas duas decisões e com protagonistas que deveriam ser imparciais mas, na verdade e por muito que custe dizer isto, não o foram. O resto foram consequências dessas decisões que deixaram marcas porque quando há equilíbrio são os pormenores a decidir e esses pertenceram a elementos afectos ao jogo mas extra às equipas. E eles, de forma subtil, decidiram que era o Nogueiró que deveria ir à final da Taça AF Braga.  

Sem comentários: