.

.
.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

UD Fafe A60 fez viagem espectacular de quatro dias ao Luxemburgo

Texto e fotos: João Carlos Lopes 


Quando a saudade comove 

Foi memorável a viagem de quatro dias que os Veteranos da União Desportiva Fafe Anos 60, fizeram ao Luxemburgo, entre os dias 9 e 12 de Junho, ao encontro da enorme comunidade portuguesa existente neste país, principalmente em Larochette. 

Esta viagem tornou-se agradável graças à boa vontade, conhecimentos e disponibilidade de um fafense emigrante, que está neste país há cerca de 40 anos. Fernando Santos foi inexcedível em mostrar tudo o que de melhor tem este pequeno Grão-Ducado. Impressionante é saber que mesmo longe do seu país conhece tanta gente em qualquer lado onde a comitiva se deslocasse. Esteve sempre presente e não deixou que nada faltasse. Um fafense de gema, de grande alma e bom coração.

De todas as viagens que os fafenses fizeram ao estrangeiro e já não chegam os dedos de uma mão para as contar, esta foi sem dúvida aquela em que se sentiram mais em casa do que nunca. De facto em cada rua, em cada esquina, nas lojas e cafés era surpreendente como haviam tantos portugueses. O mais curioso era que no meio deles haviam também muitos fafenses e quando não eram de Fafe eram de Felgueiras, Póvoa de Lanhoso, ou Celorico de Basto. Foi por isso que esta viagem, além de proveitosa em termos de conhecimento e de intercâmbio se tornou memorável. 

A UD Fafe chegou ao Luxemburgo ao fim da tarde do dia 9 de Junho, numa viagem de avião agradável e ficou instalada no Youth Hostel Larochette. 

Na sexta feira, 10 de Junho, o dia foi aproveitado para viajar pelo país com visita à Barragem artificial de L’our, uma grande reserva de água que serve a Central Hidroeléctrica de Vianden, num processo de bombagem de água em que esta produz energia de dia e regressa ao ponto de partida à noite. Ainda no mesmo trajecto foi possível admirar a imponência do Castelo de Vianden para depois e ainda na mesma localidade fazer uma visita ao interior da central hidroeléctrica e poder apreciar a magnitude das turbinas que fornece energia para todo o Luxemburgo e ainda exporta o excedente.

Não muito longe dali e ainda em Vianden foi possível fazer uma viagem de teleférico até ao Monte de S. Nicolau, num desnível bastante acentuado em cadeiras descobertas mas que valeu pela vista fantástica sobre a localidade que é atravessada por um rio.

A tarde de sexta-feira serviu para fazer uma visita histórica a Schengen e ver o monumento do tratado que ali foi assinado. Cerca de uma centena de metros mais à frente, bastou atravessar uma ponte que atravessa o Rio Moselle para, no prazo de um minuto apenas, se pisar três países diferentes, Luxemburgo, Alemanha e França. 

O Sábado serviu para a comitiva fafense se deslocar ao centro da Cidade do Luxemburgo para comprar as tradicionais recordações. Da parte de tarde depois de mais uma refeição num restaurante de portugueses, os fafenses deslocaram-se ao funcional complexo desportivo de Larochette, com campo sintético, pavilhão e piscina, para fazer dois jogos num torneio triangular que vieram a vencer.

O primeiro jogo dos fafenses foi contra a equipa da casa AR Rupensia Lusitanos Larochette que a equipa orientada por Gentil Antunes venceu por 2-1 com dois golos de Braga, um de livre directo e outro de cabeça, numa partida muito equilibrada que os fafenses venciam ao intervalo por 1-0, mas permitiram o empate na segunda parte, conseguindo ainda terminar na frente. De salientar que os Veteranos de Larochette são treinados pelo fafense Alberto Cardoso.

Na segunda partida do torneio, o Larochette perdeu com a Casa do Porto do Luxemburgo por 3-1. Os fafenses voltaram a entrar em acção para discutir o primeiro lugar com os portistas numa partida em que na primeira parte estiveram muito perdulários, principalmente através de Vitinha e Braga, jogadores sempre muito activos, com o intervalo a chegar sem que o marcador funcionasse. O empate servia à Casa do FC Porto, devido à diferença de golos. 

Na segunda parte a UD Fafe voltou a ser consistente como na primeira parte mas agora a mostrar a eficácia que tinha faltado nos 25 minutos que durou a primeira parte. Luís Mário marcou dois golos e deu a vantagem aos fafenses que chegaram ao 3-0 através de Abílio Torrinheira e aos 4-0 por Agostinho que mostrou eficácia pouco tempo depois de entrar em jogo. O último golo do torneio foi da autoria de quem tinha marcado o primeiro, Neco Braga que colocou os fafenses a vencer por 5-0.

Este torneio teve a visita de muitos fafenses e alguns deles permaneceram até à entrega dos troféus que foi precedida de um jantar volante que serviu para fortalecer o intercâmbio e convívio. 

Os troféus foram entregues pelo presidente da ARRL Larochette, Luís Filipe Silveira que nos disse “correu tudo bem, ninguém se aleijou e passamos um dia formidável onde apenas o tempo se portou mal. Espero que no próximo ano possamos ir a Portugal para retribuir esta visita que nos deixou muito contentes e satisfeitos. Este é o nosso primeiro torneio que teve três equipas mas a nossa vontade era ter umas oito, se possível portuguesas, para que o convívio fosse ainda maior. Muitas equipas já estavam comprometidas para outros torneios e outras os jogadores trabalhavam neste dia o que nos remeteu para este molde. Espero que este tenha sido o primeiro de muitos torneios deste género”.

No último dia da viagem os fafenses deixaram as instalações do Hostel e dirigiram-se à cidade do Luxemburgo em que a manhã foi aproveitada para fazer o circuito turístico num autocarro descapotável. Após o almoço ainda deu para conviver junto da comunidade portuguesa num dos parques da cidade, pois havia uma festa relacionada com o Dia de Portugal, em que tudo se relacionava com o nosso país. 

A comitiva dirigiu-se depois ao aeroporto de Luxemburgo onde aguardou pelo voo que trouxe a UD Fafe A60 de regresso ao Porto e depois seguiram nas carrinhas da equipa até Fafe. 

Esta viagem serviu para jogar e conviver entre inúmeros portugueses e entre eles muitos fafenses que quiseram ver os conterrâneos e aproveitaram para matar saudades e apareciam fosse onde fosse. Portugal é grande, o mundo é pequeno e ver como as pessoas procuram matar saudades do seu país e da sua terra até comove.

Brevemente todas as fotos da viagem no Facebook do Montelongo Desportivo 

Sem comentários: