.

.
.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Nem o calor evitou o 3.º encontro de Futebol Feminino “Belinha, Eterna Capitã”


Texto fotos: João Carlos Lopes 


CD Vinhós retirou o n.º 5 dos equipamentos oficiais em sua memória


Jogou oito temporadas com a camisola do CD Vinhós (CDV), pendurou as chuteiras aos 43 anos e um ano depois faleceu subitamente. Belinha ganhou o cognome de “Couto” por jogar a defesa central e ter um cabelo parecido com o do antigo jogador do FC Porto, Fernando Couto, marcou para sempre uma geração de atletas que jamais a esquecerão. Foi sempre capitã no CDV e é e será sem dúvida eterna para todos aqueles, porque não foram só mulheres, que conviveram com ela.

A partir de agora as paredes da sede do Centro Desportivo de Vinhós vão ter um quadro com um desenho da figura de Belinha o n.º que sempre utilizou, o “5” duas quadras que dizem: “Conhecida por Belinha Couto/Era em campo um talismã/E para todas as jogadoras/ Será sempre a nossa Capitã” // Entrava sempre em campo/ Com o n.º 5 do CD Vinhós/ Estará eternamente/ No coração de todos nós”. No mesmo quadro, mesmo ao lado do símbolo com motivos olímpicos, anéis e chama, do CD Vinhós está escrito “em sua memória, a Direcção do C. D. Vinhós retirou o n.º 5 dos equipamentos oficiais. Este número nunca mais será utilizado por atletas ao serviço do Clube”. Nem de propósito, Belinha é chama que nunca se apagará, pela dedicação, fervor e espírito com que sempre viveu o desporto. Foi Deus que a pôs no Vinhós? Não se sabe ao certo mas tudo parece indicar que sim. Na verdade, depois dela o desporto no feminino em Fafe nunca mais foi o mesmo, cresceu, cresceu, cresceu e agora é uma bola de neve sem fim.

Este terceiro encontro teve a habitual romagem ao cemitério para honrar a sua memória, um jogo de futebol entre as antigas colegas, treinadores, dirigentes e filhos de todos eles que nem os 35 graus de calor que se faziam sentir na altura demoveram os protagonistas de o realizar sob a arbitragem impune de Gerhard Seidler, também ele um grande impulsionador em Fafe do desporto no feminino. O resultado foi o menos importante porque houve deporto, divertimento e respeito mútuo, todos, de alguma maneira honraram o nome de Belinha. 

No jantar, realizado numa unidade hoteleira de Fafe, os presentes aproveitaram para festejar a vitória de Portugal no Campeonato Europeu de Hóquei em Patins e foram entregues a familiares da Belinha, todas as camisolas diferentes com que ela representou o CD Vinhós, ao todo seis, entregues pelo actual presidente da Colectividade João Tiago Freitas, gesto muito apreciado pelos presentes, mas sobretudo pelos familiares da Belinha.

Ao tudo marcaram presença neste 3.º Encontro de Futebol Feminino de Homenagem à “Belinha, Eterna Capitã”, quase meia centena de pessoas entre elas, as jogadoras Ana, Bea, Belinha, Clara, Cláudia, Cláudia "Roca", Cris, Elsa, Fatinha, Inês, Kelly, Mica, Patrícia, Raquel "Pisco", Sarinha, Susana, Trigo e Verinha e os ex-agentes desportivos do CD Vinhós, António Silva, Joaquim Gonçalves, Jorge Barroso, José Gonçalves, Lourenço Ribeiro, Luís Santos, Manuel Freitas e Ricardo Silva.

No último Sábado estiveram 35 graus em Antime e nem essas altas temperaturas evitaram que o n.º 5 que Belinha utilizou toda a sua vida no CD Vinhós andasse a percorrer o campo de um lado para o outro num jogo cheio de simbolismo e forte carga emocional. Não há dúvida que Belinha viverá eternamente.


Sem comentários: