.

.
.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Andebol: José António fala do presente e do futuro do AC Fafe

Redacção/AC Fafe

"A equipa tem mais condições do que as que tinha no passado"

Palavras aos Fafenses e apoiantes do ACFAFE, do treinador da equipa Sénior, Prof. José António Silva

"No último fim de semana disputou-se a prova para definir duas das equipas que integrarão o Campeonato Andebol 1, que é como sabem, a prova de topo em Portugal no que ao Andebol masculino diz respeito.

Sensivelmente a meio de Agosto, as equipas participantes proporcionaram jogos muito competitivos e com grande carga emocional.
Estão de parabéns todas as equipas participantes pelo esforço desenvolvido para se apresentarem competitivas.

Para mim e para todos os elementos do Andebol Clube de Fafe, esta prova constituiu-se como um momento marcante, para o qual nos procuramos preparar o melhor possível, tendo em atenção todos os constrangimentos presentes.

No que diz respeito à prestação do Andebol Clube de Fafe:

1º jogo (Sismaria) menos conseguido e um resultado muito sofrido. Mérito, muito mérito, do Sismaria e demérito nosso, eventualmente devido a alguma ansiedade.

No 2º jogo, com a Ac. de S. Mamede, o ACF conseguiu aproximar-se um pouco mais do que vinha fazendo em alguns jogos-treino, tendo obtido uma boa vitória perante um excelente adversário.

Objectivo principal alcançado, tendo a equipa demostrado que tem margem de progressão, que acredito, se concretizará com mais tempo de trabalho em conjunto e com um melhor controlo da ansiedade.

Agradeço a todos os elementos do Clube (jogadores, técnicos, dirigentes e fisioterapeuta) o trabalho desenvolvido.

Agradeço também aos que abdicaram de algum do seu tempo para apoiar a equipa em Avanca e a todos aqueles, que não podendo estar presentes, nos enviaram mensagens de incentivo. Destes últimos destaco a mensagem enviada pelo “Capitão” Armando Pinto (que tanto e durante tantos anos deu tudo o que podia ao Clube...) e a do Dario Andrade.

O futuro...

Como já referi acredito que a equipa tem ainda margem para progredir, convicção que assenta principalmente em três factores:

- Temos ainda pouco tempo de trabalho em conjunto - há muitos jogadores que jogam juntos pela primeira vez - pelo que é expectável que a equipa melhore a sua performance;

- A maior parte dos jogadores ainda são jovens, pelo que podem e devem melhorar a sua prestação se trabalharem como se espera;

- Se forem cumpridas as duas premissas anteriores, é expectável que consigamos gerir melhor determinados momentos do jogo, algo que só será possível com o desenrolar da competição.

Neste momento a equipa tem melhores condições do que as que tinha no passado, para abordar a competição de mais alto nível em Portugal, o que não significa que todos os problemas estejam resolvidos.

De facto, entendo que ainda falta criar algumas condições para que, de acordo com o objectivo traçado, o Clube estabilize no máximo escalão da competição e consiga alcançar melhores performances.

Para que isso se concretize, não basta querer e falar em querer. É necessário que todos trabalhem diariamente com dedicação e empenho, olhando primeiro para o interesse colectivo e colocando o interesse pessoal em segundo plano.

Para além disso é imperioso que todos os Fafenses e outras pessoas que gostam do ACF se unam em torno deste objectivo, criando melhores condições para que os atletas respondam à exigência que é imposta. É importante referir que essa exigência não resulta de um pensamento abstracto, decorrendo antes da participação numa competição deste nível.

Apesar da evolução verificada, debatemo-nos ainda com muitas dificuldades, das quais destaco as duas mais relevantes no momento:
- Plantel muito reduzido;
- Condições de trabalho ainda não totalmente de acordo com as necessidades da equipa.

Decorrente do que atrás foi referido, apelo a todos os que possam colaborar com o Clube, que o façam, por forma a que o excelente grupo de trabalho que se está a formar possa ainda ser reforçado e as condições de trabalho melhoradas, criando assim uma base consistente para concretizarmos os objectivos definidos.

José António Silva"

Sem comentários: