.

.
.

domingo, 9 de outubro de 2016

Futsal Seniores: Santo Ovídio venceu a Supertaça (2-1 ao Armil)



Texto e fotos: João Carlos Lopes

Magia de Artur e força de Billa no 10.º título  

Os protagonistas do Campeonato da última temporada reencontraram-se para o primeiro jogo oficial da temporada 2016/17 com a ARCO Santo Ovídio vencedor da Taça da época passada a vencer o campeão em título GD Armil por 2-1, num jogo de futsal muito animado. 

Foi a equipa do Santo Ovídio a assumir as despesas do jogo com o Armil a jogar mais na expectativa e tentar atacar mais pela certeza. A diferença de remates entre uma e outra equipa foi de longe muito superior para os castrejos mas o Armil nas poucas vezes que foi à baliza contrária fê-lo sempre com muito perigo e com selo de golo. 

Na primeira parte Foram precisos cinco remates para o Santo Ovídio, três de Toni e dois de Nuno, para que o Armil fizesse o primeiro através de Gigs. 

Voltou o Santo Ovídio à carga através de Fávio e Renato para duas defesas de Bertinho. Na resposta uma jogada bem desenhada pelo Armil terminou com remate e Cunha que já com a baliza à sua mercê fez a bola sair depois do poste mais distante. Ficava o aviso do Armil que fazia pouco mas bem. 


Mesmo depois do  calafrio provocado pelo Armil, o Santo Ovídio continuou a mandar no jogo e também teve boas situações para marcar, nomeadamente por Flávio e Paulo Simões e Nuno mas ou Bertinho defendia, ou a bola era desviada para canto. 

O técnico José Cardoso fez entrar Miguel Diniz que tinha jogado na final anterior pelos veteranos do GNA, tal como Ceiras do Santo Ovídio pelo ARA do Bugio. Dinis tinha a missão de estender o jogo do Armil e seria ele a abrir o activo, rematando para uma primeira defesa de Mika e depois a não perdoar na recarga fazendo a bola bater na trave e entrar. A ameaça do Armil concretizou-se. 

Quando o Armil estava à espera do apito final para o descanso o virtuosismo de Artur Costa, que faz dele um dos melhores jogadores da competição, apesar de ter já idade de veterano, veio ao de cima e num lance em que na diagonal coma baliza puxou a bola do pé direito para o esquerdo, rematou e surpreendeu Bertinho e toda a formação armilense que ficou a lamentar o momento em que o golo aconteceu, mesmo no último segundo. 

Na segunda parte a tendência do jogo manteve-se sempre com o santo Ovídio a arriscar mais e o Armil a tentar situações de contra-ataque. 

O remate de Nuno foi defendido por Bertinho, já o de Artur saiu ao lado e depois Pedro Freitas numa situação de  2x1 falhou um golo quase certo para os castrejos.

A insistência do Santo Ovídio prosseguia com Artur e Toni em destaque e num dos lances entre os dois, num 2x1 Artur chegou atrasado para a emenda. 

Até aos 12 minutos da segunda parte o Armil não tinha feito qualquer remate mas trinta segundos depois Gigs falhou de baliza aberta. 

Já com Billa em campo Bertinho brilhou ao defender uma bomba. Seria Billa a desfazer o empate após excelente combinação com Flávio em que o arcoense não desperdiçou. 

Na resposta Cunha rematou mas Mika acabou por defender com o ombro. O Armil insistiu nos minutos finais tendo conquistado dois cantos mas o Santo Ovídio não deixou fugir o décimo título da sua existência no futsal concelhio.  

Jogo no Pavilhão Municipal de Fafe

Árbitros, Carlos Costa e Bruno Oliveira

GD ARMIL: Bertinho; Ginho, Cunha, Tiago e Fábio - Tiago Cruz, Gigs, Fábio II, Miguel Dinis (1), Central, Zé e Talocha. Treinador, José Cardoso. 

SANTO OVÍDIO: Mika; Pedro Freitas, Toni, Artur Costa (1) e Nuno - Flávio, Billa (1), Nuno Ribeiro, Ceiras, Rafa, Paulo Simões e Renato. Treinador, Pedro Barroso.   

Sem comentários: