.

.
.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Andebol 1: AC Fafe, 28 - Arsenal da Devesa, 27 (Foi preciso sofrer)

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Uma loucura na parte final  

O AC Fafe terminou o ano de 2016 a vencer ao bater o Arsenal da Devesa por 28-27, numa partida em que os fafenses estiveram praticamente sempre na frente do marcador mas, à excepção de alguns períodos na primeira parte, estiveram longe de estar tranquilos, principalmente no segundo tempo, com o jogo a complicar à medida que se aproximou do fim. Foi a segunda vitória consecutiva dos fafenses 

A partir dos 3-3 o AC Fafe não mais largou o marcador e chegou a ter uma vantagem de quatro golos por duas vezes, aos 9-5 e 12-8, porém ainda antes de terminar a primeira parte os arsenalistas fizeram uma aproximação no marcador chegando aos 15-14 aos 29 minutos, numa altura em que os fafenses chegaram a jogar apenas com três jogadores de campo, devido a exclusões. Seria um golo de Vasco Santos a colocar a diferença de dois golos ao intervalo, 16-14. 

No início da segunda parte, o AC Fafe chegou aos 17-14 e depois disso as vantagens oscilaram entre os dois e três golos, chegando uma única vez aos quatro. Aos 35 minutos o Arsenal ficou a jogar com quatro jogadores de campo mas os fafenses não aproveitaram para dilatar a vantagem de 23-20 e permitiram que o adversário reduzisse em contra-ataque. Contudo a equipa orientada por José António Silva acabaria por chegar aos 25-21 mas a partir daí as vantagens começaram a diminuir e nem quando o Arsenal viu um jogador expulso (com cartão vermelho) os fafenses conseguiram disparar no marcador, pelo contrário permitiram aos bracarenses chegar aos 26-25. Tinet fez respirar mais um pouco ao marcar os 27-25 e a seguir foi expulso (com cartão vermelho) outro jogador do Arsenal o AC Fafe teve a possibilidade de sentenciar o jogo mas viu o Arsenal a aproximar-se de contra-ataque e depois com a possibilidade de empatar mas a perder a bola. 

O golo de Mário Lourenço (28-26) veio trazer algum fôlego mas o Arsenal reduziu logo de seguida já no último minuto para 28-27. Com alguns segundos a separar a vitória do apito final a equipa fafense acabou por circular a bola e gerir a magra vantagem que lhe deu uma preciosa vitória. 


Belmiro Alves com 11 golos e João Fernandes com 6 estiveram em plano de destaque. O jovem internacional fafense além dos seis golos fez várias assistências e foi determinante na partida, primeiro como ponta esquerda e depois como lateral esquerdo. Está muito mais confiante e joga com garra e determinação. Também na primeira parte o guarda-redes Miguel Marinho esteve em grande ao fazer mais que uma mão cheia de defesas, incluindo um livre de sete metros.       

Sem comentários: