.

.
.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Futsal Fem. -Taça AF Braga: Clube Saúde Fafe, 0 - Nun'Álvares / IESFafe, 6 (Resultado natural)

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Condestáveis têm outra "estaleca" 

A equipa de Futsal Feminino do Grupo Nun'Álvares/IESFafe segue em frente na Taça AF de Braga depois de eliminar neste feriado de 1 de Dezembro a também equipa fafense do Clube de Saúde Fafe por 6-0. O jogo teve um minuto de silêncio em memória dos atletas falecidos da equipa brasileira do Chapecoense. 

Foi a segunda vez que as duas equipas do Concelho de Fafe se encontraram esta temporada e o GNA/IESF já tinha ganho no seu recinto para o Campeonato e tinha ganho pelos mesmos números. 

Apesar de apresentar alguns progressos e de ter vindo a dar provas de melhoria nos últimos jogos o CSF acusou a responsabilidade do dérbi pelo que a bola queimava no pé das “serpentes” que não paravam um segundo para pensar o jogo da forma mais conveniente. 

O GNA/IESF tentou marcar o mais cedo possível mas o bloco muito baixo do CSF não deixava muita margem de progressão às Condestáveis que se viram obrigadas a circular a bola à espero do momento certo para rematar. 

Depois de meia dúzia de remates e de algumas boas defesas de Marta, Loira em rotação e já em desequilíbrio bateu a guarda-redes pela primeira vez. Na resposta Cátia teve a possibilidade de marcar para o CSF. 

A resistência do CSF demorou nove minutos e o segundo golo já vinha a caminho. Dois minutos depois, Bibi rematou forte, Marta largou a bola e Loira à boca da baliza encostou para o 0-2. 

O CSF podia ter marcado aos 17’, com Helena a enviar a bola à trave da baliza defendida por Joana Pereira, guarda-redes que dois minutos depois defendeu com o pé o remate de Rute. 

O terceiro golo das Condestáveis veio já na compensação do primeiro tempo, com Mafalda a rematar de longe sem hipótese de defesa. 

Na segunda parte a tendência do jogo manteve-se com o GNA/IESF a atacar e o CSF a defender baixo. Até chegar ao quarto golo, o GNA rematou sete vezes e entre elas enviou à barra por Loira e ao poste por Mafalda, jogadora que fez o 0-4, num remate colocado, aos 36’. 

A defesa mais apertada do GNA/IESF em todo o jogo aconteceu aos 39’, com Helena a obrigar Belinha a ceder canto. Pouco depois Bibi voltava a enviar a bola ao poste para s Condestáveis e aos 55’, apenas dois minutos após, Joana Melo rematava à barra.

O quinto golo do GNA/IESF foi numa jogada estudada. Livre de Mafalda para Loira, esta assiste Joana Melo que fuzilou e fez um grande golo. Joana Coimbra fechou o marcador em 0-6 com um golo de calcanhar. 

Um jogo fácil de apitar para a dupla de árbitros, sem cartões e com as duas equipas sem atingir a quinta falta. Apesar de estarem no mesmo campeonato, as equipas estão em estados diferentes. De um lado nota-se a experiência de quem teve escola e está há muitos anos na modalidade, do outro há vontade e querer mas faltam rotinas de jogo e sobretudo o a vontade que só se ganhar depois de muitos jogos disputados. De salientar que as Condestáveis apenas apresentaram nove jogadoras, incluindo as duas guarda-redes.

Vitória sem contestação do GNA/IESF que fica agora a aguardar o resultado do sorteio da 3.ª Eliminatória. 

Jogo no Pavilhão Multiusos de Fafe

Árbitros, Hélder Magalhães e Luís Magalhães. 

CLUBE SAÚDE FAFE: 5 inicial - Marta; Juliana, Mariana, Liliana e Cátia (c). Joana, Helena, Vânia, Rute, Jú Costa e Cris Teixeira. Treinador, João Tristão. 

NUN´ALVARES/IESFAFE: 5 inicial - Joana Pereira, Bibi, Mafalda (2), Cindy e Loira (c) (2). Joana Melo (1), Cátia Coelho e Joana Coimbra (1). Treinador, Rui Cunha.

Sem comentários: