.

.
.

domingo, 18 de dezembro de 2016

Ledman LigaPro: AD Fafe, 2 - Gil Vicente FC, 1 [FAFE MATOU O BORREGO]


Texto e fotos: João Carlos Lopes

Mas que grande alegria para os fafenses

O Fafe matou um borrego já bem gordo tendo precisado de dez jogos oficiais (nove do campeonato e uma da Taça da Liga) para vencer pela primeira vez em Felgueiras, casa emprestada, e na qual fez o jogo despedida. Exibição solidária da equipa fafense nesta vitória. Tonau estreou-se com uma vitória à frente do Fafe.

O Fafe entrou praticamente a vencer no jogo com o golo madrugador de Alan Júnior apontado aos 15 segundos de jogo após assistência de Evandro Brandão que fez uma grande primeira parte. Evandro Brandão cruzou na esquerda e Alan ao primeiro poste antecipou-se ao guarda-redes Vozinha. 

O Fafe podia ter marcado novamente aos 5’ quando Pedro Pereira assistiu Vasco Cruz e este rematou para defesa de Vozinha. 

Seguiu-se um período de pressão do Gil Vicente com muitos cruzamentos para a área mas só aos 18’ Dybal pôs Ricardo Fernandes verdadeiramente à prova com uma boa defesa para canto. Aos 26’ Abou Touré compassou demais quando podia ter feito golo para os gilistas, acabando apenas por ganhar canto.

O Fafe tentava sempre chegar à área gilista e aos 26’, Vozinha desviou para canto remate de Pedro Pereira. 

O Fafe chegou ao 2-0 aos 32', em mais uma jogada começada por Evandro Brandão, com a bola a chegar depois a Landinho que à entrada da área fez um golo monumental ao meter a bola no ângulo. 

Os gilistas amuaram com o segundo golo fafense e o Fafe começou a tranquilizar e a controlar a partida, trocando bem a bola no seu meio campo. 

Na segunda parte, Joãozinho ficou no balneário tocado, devido ao grande esforço que fez na primeira parte, e entrou Silvestre para o seu lugar. 

O Gil Vicente tentou pressionar o Fafe na tentativa de chegar ao golo, teve uma situação resolvida por Xavi e Ricardo Fernandes em duas insistências de JP na área fafense quando este tentava servir os companheiros. 

Nova contrariedade para Tonau aos 67', Jota saiu por lesão e entrou Marco André. No minuto seguinte ficou por marcar uma grande penalidade a favor da AD Fafe por mão na bola de Sandro.

Na resposta aos 69', Toro rematou em arco para grande defesa de Ricardo Fernandes.

O Gil Vicente relançou a discussão da vitória aos 78' com um golo de cabeça de JP, após cruzamento na direita de Abou Toure, na área a cabecear sem hipóteses para Ricardo Fernandes. 


A equipa gilista podia ter empatado aos 84' num grande remate de Alphonse para defesa monumental de Ricardo Fernandes para canto, do qual resultou novo perigo com Abou Ture a rematar e nova grande defesa do guarda-redes fafense.

Depois o Fafe aguentou com tudo com um grande Ricardo Fernandes na baliza. 


1.ª PARTE 

Começou o jogo


1' [1-0 ALAN JÚNIOR] Bola ao centro, chegou a Evandro Brandão que cruzou para Allan Júnior, que ao primeiro poste, emendou para o golo, antecipando-se ao guarda-redes, aos 15 segundos de jogo.

5' - Assistência de Pedro Pereira Para Vasco Cruz com este a aparecer nas costas do defensor gilista e a rematar para defesa de Vozinha. Na resposta, Brou rematou na diagonal, encaixou Ricardo Fernandes.  

8' - Remate de JP de fora da área,saiu fácil para Ricardo Fernandes que voou para a fotografia.

10' - Jogo esteve interrompido para assistência a Alan Júnior e Fafe esteve alguns minutos a jogar com dez.

13' - Cruzamento de Abou Ture para tentativa de remate de remate de primeira de Dybal, a sair enrolado. Acentua-se a pressão do Gil Vicente junto da área do Fafe e Vasco Cruz desviou providencialmente um cruzamento tenso da direita. 

18' - Remate de Dybal para grande defesa de Ricardo Fernandes. Do canto JP quase emendava para o golo. 

24' - Fafe a conseguir controlar a pressão do Gil Vicente que tem sido muita.

25' - Xavi a evitar que Dybal emenda-se para o golo, cedendo canto. 


26' - Canto para o Fafe, bateu Pedro Pereira, não deu em nada. Na resposta Abou Ture  teve tudo para fazer o golo mas demorou muito tempo acabando por ganhar canto.

28' - Cruzamento de Alan na direita Evandro não chegou para emendar. 

29' - Pedro Pereira assistido por Evandro a rematar à entrada da área para defesa de Vozinha para canto. 

30' Livre batido por Arthur para a área do Fafe com a defensiva a afastar a custo. 

32' - [2-0 LANDINHO] Mais uma boa jogada começada por Evandro, a bola a chegar a Landinho que disparou para um grande golaço. 

37' - Fafe conseguiu estabilizar o jogo e suster o ímpeto do Gil Vicente.

42' -Jogo numa fase mais morna, com o Fafe a controlar bem as operações. 

45' - Foi dado um minuto de tempo extra. 

2.ª PARTE  

46' - Fafe entrou sem Joãozinho que se tinha queixado ainda antes de terminar a primeira parte, tendo entrado Silvestre para o seu lugar.  


51' - Livre directo para o Fafe a 15 metros da área, frontal, cobrou Allan, a bola saiu rasteiro e Vozinha teve muita dificuldade em defender. 

52' Substituição no Gil Vicente, saiu dybal e entrou Toro. 

53' - JP apareceu com muito perigo na área, primeiro foi Xavi a fazer o corte e depois Ricardo Fernandes a ceder canto com o pé. Inicio frenético de jogo nesta segunda parte. 

59' - Cartão amarelo para Sandro, do Gil Vicente. Muito perigo do livre marcado por Pedro Pereira. 

60' - Substituição no Gil Vicente, saiu Brou e entrou Ragelli. 

63' - Jogo interrompido para assistência a Jota. 

65' - Fafe a jogar com dez por assistência a Jota. 

66' - Livre do Gil Vicente perto da linha lateral da área, a bola foi metida para perto da baliza mas estava atenta a defesa do Fafe. 

67' - Saiu Jota por lesão e entrou Marco André na AD Fafe. 

68' - Ficou por marcar uma grande penalidade a favor da AD Fafe por mão na bola de Sandro.

69' - Remate de Toro para grande defesa de Ricardo Fernandes.  


70' - Cartão amarelo para Alphonse do Gil Vicente. 

72' - Fafe a conseguir manter a bola longe da sua área mas a jogar com cabeça e sempre a espreitar o terceiro golo 


76' - Entrou Reko e saiu Arthur no Gil Vicente. Fafe continua a controlar a partida. 


[78' - 2-1 JP] Cruzamento na esquerda de Abou Toure e JP a aparecer na área a cabecear e a bater Ricardo Fernandes.

83' - Tonau a tentar proteger a vitória tirou João Pereira e meteu o central Materazi. 

84' - Remate de Alphonse para defesa monumental de Ricardo Fernandes para canto, do qual resultou novo perigo com Abou Ture a rematar e nova grande defesa do guarda-redes fafense. 

87' - Silvestre servido por Alan a rematar e a bola sair, mas o árbitro equivocou-se e marcou a favor do Gil Vicente. 

85' - Fafe já só pensa em defender a vitória. 

90' - Compensação 4'


90+1' - livre para o Gil Vicente frontal, longe da área, bateu Henrique ganhou pontos para o País de Gales, de tanto ter subido a bola. 

90+2 - Sócios do Fafe empolgados. 


Jogo no Estádio Dr. Machado Matos, em Felgueiras.

Árbitro João Mendes, auxiliado por Miguel Aguilar e Pedro Martins (AF Santarém). (AF Santarém).

AD FAFE: Ricardo Fernandes; Vasco Cruz, Dmytro Lytvyn, Xavi, Jota (Marco André, 67’), André, Landinho, Joãozinho (Silvestre, 46’), Pedro Pereira (Materazzi, 83’), Allan e Evandro. Treinador, Tonau.

GIL VICENTE: Vozinha; Ricardinho, Sandro, Luiz Eduardo, Henrique, Alphonse, Arthur (Reko, 76’), Dybal (Jonathan, 51’), Abou Toure, Brou (Ragelli, 60’) e João Pedro. Treinador, Álvaro Magalhães.

GOLOS: Alan Júnior, 1’; Landinho, 32+ e JP, 76’. 

DISCIPLINA: cartão amarelo - Luiz Eduardo, 20’, Sandro, 59’, Alphonse, 70’ e Jonathan, 80’.


LANÇAMENTO DO JOGO 

DOIS CLUBES À ESPERA DE QUEBRAR A MALAPATA 

A AD Fafe recebe o Gil Vicente FC para a 19.ª jornada da Ledman LigaPro com os dois clubes a estarem em situações análogas na tabela classificativa. O Gil Vicente é 17.º com 21 pontos e o Fafe 18, com 19. Ambos em posição de discutir o play off para se manter neste escalão nesta altura. Contudo, com este jogo ainda faltam disputar 24 partidas, pelo que o campeonato ainda nem a meio vai. 

No Fafe vai estrear-se novo treinador e a expectativa está em ver o que pode, em tão pouco tempo, uma vez que foi apresentado esta semana, ter alterado algo na equipa. Os jogadores, já se sabe, vivem do futebol e querem todos ganhar, seja de que equipa forem. 

Se o Fafe ainda não ganhou nenhum jogo em "casa", o Gil Vicente não venceu qualquer partida na condição de visitante pelo que temos um jogo interessante de seguir nesse aspecto. 





Sem comentários: