.

.
.

sábado, 21 de janeiro de 2017

Juniores - 2.ª Div. Nac.: AD Fafe venceu Merelinense 3-0 e foi campeão da Série A

Texto e fotos: João Carlos Lopes  

Grande capacidade de superação 

Vencer era o único resultado que garantia aos fafenses o primeiro objectivo da temporada que era apurar-se para a fase de subida do Campeonato Nacional de Juniores da 2.º divisão, mas a equipa orientada pelo Professor Ivo Castro cometeu a proeza de, com essa vitória por 3-0, no derradeiro jogo desta fase, sobre o Merelinense, ter sido campeão da Série A, ao beneficiar da derrota do desportivo das Aves, por 3-1, em Vizela. 


Com uma grande moldura humana no campo n.º 2 Municipal de Desportos onde se destacava a claque Figthers Boys, e a maioria dos juniores da época passada que tinham subido a seniores, os fafenses entraram determinados na partida, confiantes e dominadores, perante um Merelinense que já nada mais tinha a perder e que tinha nas bolas paradas a sua maior arma para este jogo. 

Fruto dsa supremacia criada em campo a AD Fafe chegou ao primeiro golo aos 26', numa jogada de envolvimento em que a bola chega a Renato na esquerda e este cruzou tenso para Korta emendar ao primeiro poste Zé Carlos ainda a esboçar a defesa mas a bola a acabar por bater no poste e entrar. 

Se existir alguma pressão na equipa do Fafe pela necessidade de vencer este golo veio trazer maior tranquilidade e a equipa continuou a assumir o comando até que chegou ao segundo golo sobre o apito para o intervalo na sequência de uma bola parada em que a mesma é tocada para André, e este, ainda longe da baliza, coloca-a na área para desvio providencial de cabeça de Sousa. 

Na segunda parte a equipa fafense continuava a controlar a partida e aos 50', Korta embalou quase desde a área da equipa fafense e conseguiu chegar com a bola controlada até à área contrária onde foi derrubado à entrada da mesma em falta. Caso não tivesse sido travado podia ter feito um golo memorável. 

Na resposta o Merelinense podia ter marcado com Artur, depois deste progredir pela esquerda e obrigar Joel a defender com os pés. 

Korta voltou a estar em evidência aos 57', num remate de meia distância para fazer brilhar o guardião Zé Carlos. 

Rafa entrou no jogo aos 65' e um minuto depois rematou cruzado e quase marcava. Mais tarde, aos 75', cruzou na esquerda para o toque de calcanhar de Korta ao primeiro poste, com a bola a sair ao lado. Mais quatro minutos e era Korta a servir Muna para um remate de pronto e uma boa intervenção de Zé Carlos. 

O guarda-redes do Merelinense voltou a estar em evidência aos 85', quando travou um grande remate de Rafa. 

O terceiro golo da AD Fafe surgiu aos 87'. Korta em jogada individual, com pormenores deliciosos, desviou-se de vários adversários nas imediações da área e depois fez a bola chegar a Rui, com este a desferir um remate cruzado sem hipótese de defesa para Zé Carlos, que ainda tocou na bola. 

O Fafe construiu uma bela vitória nesta partida, com grande capacidade de superação, marcou três golos e fez uma boa exibição, premiando o muito público que acorreu à chamada para esta partida que era de capital importância e por isso, mesmo, na segunda fase, daqui a três semanas, vão aparecer equipas novas e mais competitivas ainda a jogar no Campo sintético do Municipal de Desportos, nos jogos de disputa de subida à 1.ª Divisão. 

Jogo no Campo n.º 2 do Parque Municipal de Desportos, em Fafe. 

Árbitro, Tiago Saturnino, auxiliado por Ricardo Sousa e Luís Costa (AF Madeira).

AD FAFE; Joel; Micoli, Fábio, André, Renato, Rui (Luís, 88'), Muna, Lemos (Teixeira, 71'), Henrique, Korta e Sousa (Rafa, 65'). Treinador, Professor Ivo Castro. 

MERELINENSE FC: Zé Carlos; JP, Matos, Lima, Shakur, Pedro (Faria, 62'), Tifas, Luís, Paulo (Alex, 77') e Artur (Faria, 62'). Alexandre Martins. 

DISCIPLINA: Lima, 18'; Rui, 34'; JP, 40'; Matos, 50' e Korta, 72'. 

GOLOS: Korta, 26'; Sousa, 45' e Rui, 87'.  

Sem comentários: