.

.
.

domingo, 8 de janeiro de 2017

Ledman LigaPro: AD Fafe, 1 - CD Aves, 2 [Não deixaram o Fafe pontuar]


Texto e fotos: João Carlos Lopes


Este Fafe merecia muito mais

A AD Fafe estreou-se a jogar em Amarante com uma derrota por 2-1, frente a um dos fortes candidatos à subida, CD Aves. A equipa fafense entrou com uma boa atitude e sofreu o primeiro golo numa altura em que tinha o jogo sob controle, ainda que este Aves tenha muitos argumentos, sobretudo na frente de ataque. O autor do golo, primeiro golo, aos 32’, Balogun é um deles. 

Na segunda parte com a saída por lesão de Alan o Fafe perdeu algum fôlego atacante e acabou por sofrer o 0-2 aos 67’, num cabeceamento de Pedró. 

Mas o Fafe acreditou sempre e reduziu de grande penalidade por Evandro e só não chegou ao empate por Jota porque a bola foi à barra e depois Evandro e Borges ainda estiveram quase a marcar. Grande attitude da equipa fafense que viu-lhe ser roubada uma grande penalidade ao terceiro minuto de compensação quando Lytvyn foi impedido de cabecear, num grande erro de arbitragem.


Grande jogo por parte do Fafe que mereceu as palmas dos seus adeptos no final.  O árbitro saoiu sob protesto. 

1.ª PARTE

Começou o jogo 

3' - Aves tomou a iniciativa do jogo e já fez alguns cruzamentos para a área fafense, mas sempre resolvidas pelos defesas do Fafe.

4' - Jogo interrompido para retirar fitas e artigos pirotécnicos lançados para o campo pela claque do Aves. 

7' - Jogo foi retomado.

10' - Fafe a anular todas as tentativas do Aves que ainda não criou perigo e os fafenses não chegaram à baliza de Quim. 

11' - Remate de Zé Tiago ao lado. 

14' - Fafe a controlar o jogo e a ter mais posse de bola nesta altura. 

15' - Evandro ganhou canto para o Fafe. Marcou Borges, cabeceou Xavi e Lytvyn ganhou novo canto. Marcou Landinho Allan por pouco não conseguiu cabecear ao primeiro poste. 

18' - Remate de Pedró, ganhou canto para o Aves. resultou em novo canto com um jogador do Aves a fazer falta e a ganhar o ressalto, cruzou para o segundo poste onde Bosson por pouco não marcou. 

21' - Cruzamento de Borges na esquerda, Evandro na área,sem oposição deu mal na bola e perdeu-se um golo para o Fafe. 

27' - Cruzamento de Borges na linha para ganhar canto para o Fafe. Bateu Landinho, novo canto do mesmo lado. Agora de maniera curta para Joãozinho, devolveu, a bola perdeu-se na área. 

29' - Canto para o Aves, bateu Nelson, aliviou o Fafe. 

32' [0-1 BALOGUN] Jogada aparentemente inofensiva, com Nelson na esquerda a entregar a Balogun à entrada da área e este a ajeitar e a rematar por entre os defesas do Fafe e a bater Ricardo Fernandes. 



35' - Aves novamente à entrada da área do Fafe com Pedró a rematar por cima da barra. 


38' - Jogada individual de Allan, a furar pelo meio dos defesas do Aves e quando se preparava para entrar na área a ser derrubado por Busson, que viu cartão amarelo. Livre aprontado por Landinho, a sair muito por cima da baliza. 

43' - Canto para o Aves. Bateu Nelson, a bola acabou por chegar ás mãos de Ricardo Fernandes. 

45' - Concedidos 2' de tempo extra. 

45+2' - Zé Tiago a aparecer solto na área a rematar, com a bola a sair à figura e Ricardo Fernandes, mas podia ter surgido o segundo golo dos avenses. 

2.ª PARTE

46' - Equipas reentraram sem alterações.

47' - Cartão amarelo para Tarcísio, do Aves. 

50' - Cruzamento remate de Nelson, bateu na barra e saiu pela linha lateral. 

51' - Jogo interrompido para assistência a Alan Júnior que teve que sair.

53' - Reentrou Allan Júnior e está lesionado André, a receber assistência. 

55' - Cartão amarelo para João Pedro,do Aves.

57' - Livre para o Fafe do lado esquerdo, perpendicular ao bico da área, ganho por Joãozinho. Bateu Landinho, devolveu a defesa do Aves. 

60' - Allan e Joãozinho caídos com o jogo a decorrer, o primeiro recebeu assistência e o segundo levantou-se sozinho. 

63' - Allan teve mesmo de sair, a cambalear, entrando para o seu lugar Pedro Pereira. Fafe esteve a jogar três minutos com menos um. 
  
64' - Pedró a cabecear solto na área, com Ricardo Fernandes a fazer defesa por instinto. 

65' - Substituição no Aves, saiu Bruno Alves e entrou Ericson.

67' - [0-2- PEDRÓ] A ameaça de Pedró acabou por se concretizar ao cabecear novamente solto depois de cruzamento da esquerda. 

68' - Saiu Joãzinho e entrou João Nogueira na AD Fafe. 

73' - Mais uma substituição forçada no Fafe, com Xavi a sair lesionado para dar lugar a Silvestre. 

75' - Saiu Pedró e entrou Caetano do Aves. 

80' - Aves controla o jogo sem problemas e sem dar linhas de passe ao Fafe que desde a saída de Allan não mais incomodou Quim. 


81' - Evandro com possibilidade de meter em Vasco Cruz a bola foi interceptada. A bola ainda sobraria para o destinatário que rematou forte para ganhar canto.    
83' - Saiu Zé Tiago e entrou Renato Reis no Aves. 

85' - [1-2 EVANDRO] Remate de primeira de Pedro Pereira, com a bola a bater na mão de um avense, grande penalidade. Evandro bateu Quim sem apelo nem agravo. 

89' - Fafe ainda acredita e Pedro Jota enviou à barra e depois Evandro e Borgs quase marcavam, deixando o Aves com o coração nas mãos. 


90' - 4' de tempo extra. 

90+3' Lytvyn empurrado na área quando se preparava para fazer o segundo golo de cabeça e ficou um penalti por marcar. 




Jogo no Municipal de Amarante

Árbitro, João Matos, auxiliado por Paulo Vieira e Tiago Costa (AF Viana Castelo).

AD FAFE: Ricardo Fernandes; Vasco Cruz, Lytvyn, Xavi, Jota, André, Joãozinho, Landinho, Leandro Borges, Evandro Brandão e Allan Júnior. Treinador, Tonau.

CD AVES: Quim; Guedes, Zé Tiago, Tarcísio, Pedró, Bosson, Balogun, Hackman, João Pedro, Alves e Nelson. Treinador, Ivo Vieira.




LANÇAMENTO DO JOGO


Muita gente em Amarante afecta às duas formações, com a formação avense a apresentar um grande contingente. Cumpriu-se um minuto de silêncio em honra do ex-presidente da República Dr. Mário Soares, que culminou com uma salva de palmas. 

A AD Fafe estreia a casa emprestada, o Municipal de Amarante contra uma das melhores equipas da Liga LedmaPro 2016/17, o CD Aves, actual 2.º classificado, com 45 pontos, praticamente o dobro dos conquistados pela AD Fafe que é 17.º com 22. 

Tonau não apresenta novidades nos convocados, tendo em conta os cinco reforços que foram anunciados e mais os dois que se encontravam a treinar já há muito com o plantel. 

O Aves está muito forte e faz-se acompanhar de uma grande moldura humana, mas a AD Fafe quer começar o ano a conquistar pontos e apesar do campo agora ser mais longe também vai contar com o apoio dos seus adeptos.  

Os avenses só perderam uma vez esta temporada e empataram seis, quatro desses empates foram fora de portas. Já os fafenses venceram apenas uma vez como visitados e registaram sete empates. No que diz respeito a golos marcados e sofridos esta temporada, o Aves regista um parcial de 34-15 e o Fafe de 23-31.

Não há jogos ganhos nem perdidos antes de serem jogados. Por vezes, a vontade e o querer superam todas as dificuldades. Basta acreditar!

Sem comentários: