.

.
.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Golfe - Pitch&Put: Leonor Bessa bateu Hugo Espiríto Santo e sagrou-se campeã Nacional

REDAÇÃO

Primeira mulher a vencer o Campeonato Nacional de Pitch&Put

Leonor Bessa de Paredes golf Club Conquistou o Nacional de Pitch & Putt após bater Hugo Espírito Santo de Rilhadas no play-off. ( Buraco 1)

Leonor Bessa tornou-se no Domingo a primeira senhora a vencer o Campeonato Nacional de Pitch & Putt, na nona edição da prova que este ano se jogou pela primeira vez no Campo de Golfe do Aqueduto, em Paredes. Outra proeza que alcançou foi a de ter juntado o título máximo da especialidade ao de campeã nacional amadora absoluta no golfe convencional, feito inédito no golfe português. 

Mas, apesar de ter liderado ou co-liderado da primeira à última volta, a jogadora do Paredes Golfe Clube teve de sofrer para ganhar, devido à boa réplica que lhe foi oferecida por Hugo Espírito Santo, de Rilhadas, campeão por quatro vezes (em 2009, 2010, 2011 e 2013). Este era segundo à partida para a jornada decisiva, a cinco shots de Leonor, que liderava destacada, mas foi encurtando a diferença e houve até uma altura em que chegou a ultrapassá-la na frente, no buraco 13. 

“Eu estava confiante no meu swing, no meu jogo, tentei manter-me calma e tranquila, o pitch & putt é um jogo em que rapidamente se faz birdies e eu sabia que podia recuperar para voltar ao jogo” afirmou Leonor a propósito daquele momento em que se viu em desvantagem.

Mas logo no buraco 14, voltou a igualá-lo: fez birdie ao passo que Hugo falhou o seu birdie a cerca de um metro do buraco. “Foi a única falha que tive”, reconheceu o jogador ao GolfTattoo. 

Contas feitas, Hugo anulou a desvantagem fazendo o excelente resultado de 50 pancadas (4 abaixo do par-54) a fechar, contra o 55 (+1) de Leonor. No agregado acabaram empatados na frente com 155 pancadas, 7 abaixo do par. Tomás Bessa (52 a fechar), irmão de Leonor, e João Maria Pontes (54), campeão nacional de pitch & putt em 2014 e 2015, ambos também de Paredes, partilharam o terceiro lugar com um total de 161, mas no desempate para o último lugar do pódio valeu a melhor volta final do primeiro.

No play-off, no buraco 1, ambos falharam ligeiramente o green à direita, com Leonor a conseguir fazer o up & down para o par e depois Hugo a falhar por pouco o seu putt para par. Estava conhecido o desfecho do torneio.

Leonor Bessa e Hugo Espírito Santo sobre a última volta 

“Hoje sofri um bocadinho, mas isso também dá um sabor diferente à vitória. Apesar de ter dado bons shots, falhei mais do que ontem [sábado, dia em que se jogaram as duas primeiras voltas], também das vezes que falhei, fui um bocadinho prejudicada”, disse a nova campeã nacional da especialidade, que sucede na lista dos vencedores ao ausente Diogo Gambini. 

Hugo Espírito Santo afirmou que jogou “sem medo, ao ataque, a Leonor também fez alguns erros, eu sabia que ela podia vacilar e ficar mais nervosa com o meu aproximar e foi o que aconteceu ao longo dos buracos, fui-me aproximando cada vez mais. Foi inglório para mim, mas a Leonor é uma belíssima jogadora e dou-lhe os parabéns porque é uma jogadora fenomenal e uma justa vencedora.” abraço amigo João.

Sem comentários: