.

.
.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Não há caminhada como a Marcha da Liberdade (reportagem)

REDACÇÃO 

Foi ouvida a lenda da “Bicha das Sete Cabeças”. 

Mas a “Marcha da Liberdade”, realizada no dia 25 de abril de cada ano, desde a sua 1.ª edição em 2001, é muito mais que uma frase. É a visita a todas as freguesias do concelho de Fafe, a pé, ano após ano. É história, é alegria, são gargalhadas, é silêncio, é gastronomia, é música, são recreações, são aplausos, é ruralidade, é património, são cravos vermelhos, é música, é artesanato, é pintura, são sorrisos, é escultura, é partilha, são sentimentos, são encontros, são cheiros, são reencontros, é amizade, é camaradagem, é Natureza, é vida …

A edição de 2017, não fugiu à regra e não defraudou expectativas. De Estorãos a Ribeiros, por caminhos antigos, onde a ruralidade é constante, foram vividas “montanhas” de emoções. Ainda em Estorãos, o Grupo de Bombos “Só Dava Assim”, despertou os participantes e deu início à festa da Liberdade. Ainda ali, um grupo de alunas de literatura da Escola Secundária de Fafe contaram a história da freguesia de Estorãos, seguindo-se um aperitivo antes do início da caminhada.

Na passagem pela Igreja de Santa Maria de Ribeiros, ouviram-se os cânticos entoados pelo Grupo de Cantares “Ases de Estorãos”. Na visita à Quinta de Bérão, do Dr. Nelinho, que mostrou as suas coleções de pintura, máscaras, artesanato e o paraíso onde estavam “Adão e Eva”, houve música ao som dos fagotes dos alunos da Academia de Música José Atalaya, Vasco e Miguel. 

Na recreação nas lages, da secagem dos cereais, serviu-se o cafézinho d’avó, feito ali mesmo em pote de ferro antigo. Seguiram-se mais caminhos antigos da freguesia de Ribeiros que levaram os participantes a visitar a capela de S. Pedro e da Senhora do Leite. 

O saborear da sopa à lavrador e do um arroz de grelos com carne foi na sede da Junta de Freguesia de Ribeiros, ao som de “Guitarra e Contrabanda”. Ainda houve tempo para se ouvir a lenda local da “Bicha das Sete Cabeças”. 

Tudo isto e muito mais, só foi possível com o especial apoio das juntas de Estorãos e Ribeiros, dos populares, dos Escuteiros, e do Dr. Nelinho.

A “XVII Marcha da Liberdade” foi uma coorganização da Secção de Pedestrianismo dos Restauradores da Granja e da Federação de Campismo de Montanhismo de Portugal (FCMP). Contou com o apoio das Juntas de Estorãos, Ribeiros e de Fafe, do Município de Fafe, do IPDJ, do Grupo de Bombos “Só Dava Assim”, do Grupo de Cantares “Ases de Estorãos”, dos Agrupamentos de Escuteiros de Estorãos (964) e de Ribeiros (1206), da Quinta de Bérão, da Florista Graça e da Berci. Como media partners, o blog Montelongo Desportivo, a Fafe TV e os Jornais “Notícias de Fafe” e “Expresso de Fafe”. Fez parte com calendário de atividades da FCMP, do programa da Câmara Municipal de Fafe e da Rede Ágora.

Ficou marcado encontro para o ano na freguesia de Ribeiros, para a edição de 2018.

Sem comentários: