.

.
.

terça-feira, 30 de maio de 2017

Restauradores da Granja na Serra do Xurês subiram à Corga da Fecha

Texto: Fernando Martins / Fotos: DR


25 montanhistas apreciaram os encantos do Xurês

Cumprindo o calendário de montanhismo/pedestrianismo, os Restauradores da Granja deslocaram-se até Torneiros, em Lobios, Espanha, para a subida da Corga da Fecha, no coração do parque natural de Baixa Limia, na serra do Xurés.

Recorde-se que o ano passado tal desiderato não foi conseguido por ali se levar a cabo o resgate aéreo de um companheiro português que padeceu após queda quando praticava canyoning.

Assim, cerca de 25 montanhistas, enfrentaram a íngreme subida, sempre com vistas para o vale do rio Caldo, a serra de Santa Eufémia e para a imponente queda de água. A espectacularidade daquelas paisagens apresentava-se aos participantes em múltiplas facetas, dado o ziguezaguear do caminho.

Superada a primeira dificuldade, e a maior, percorreu-se um pequeno planalto até à Cabaniña do Curro, onde se descansou e repôs as energias já gastas. Daqui alcançavam-se vistas sobre toda a serra do Xerés (em galego).

Retomado o caminho, seguiu-se uma longa descida por um bonito caminho de montanha. Foi o momento ideal para conversas, histórias e observações mais atentas do meio natural envolvente, pois o fôlego permitia.

Restava cumprir-se a última parte, também ela com os seus encantos e segredos. Esta decorreu pela Geira Romana ou Via Nova - via de comunicação romana que ligava Bracara Augusta e Astúrica Augusta, atualmente Braga e Astórga, duas importantes cidades do império romano ocidental. Ainda são bem visíveis os testemunhos da calçada, dos marcos miliários e das ruínas de um balneário, estrategicamente localizado para aproveitamento das águas quentes que ali brotam, ainda hoje utilizadas.

O tradicional convívio gastronómico decorreu já em território português, junto à vila do Gerês.

O próximo evento do calendário de montanhismo/pedestrianismo dos Restauradores da Granja decorrerá no próximo dia 18 de junho de 2017, nas Fisgas de Ermelo.

Sem comentários: