.

.
.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

1.ª Caminhada Travassós em Movimento excedeu expectativas

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Um mar de gente para ver o melhor da freguesia 

Superou todas as expectativas a 1.ª Caminhada Travassós em Movimento que teve organização do Travassós Running, numa louvável iniciativa que atraiu pessoas de todo o concelho e não só porque veio uma grande delegação de Paços de Ferreira para participar neste evento. Este evento teve o condão de reunir trezentos caminheiros de várias idades, em número singular que ascendeu às três centenas de participantes, o que deixou os organizadores visivelmente felizes. 

O aquecimento ficou a cargo da secção de combate da AD Fafe que ministrou uma aula de “body combat” ao estilo do zumba, seguindo um ligeiro aquecimento através de um dos seus professores, Vasco Lopes. 

A caminhada que teve cerca de 9,5 km foi feita através do interior da Freguesia de Travassós, levando os caminheiros até à margem sul da barragem de Queimadela, contornando-a, passando pelos espigueiros até atingir a sempre bela Aldeia do Pontido, onde os caminheiros derivaram junto à “casa do pisão” para a cascata percorrendo a margem da barragem pelo passadiço até à praia fluvial, tendo mais à frente do outro lado do pontão o reforço.

A segunda parte da caminhada foi uma viagem de sonho pela margem direita do Rio Vizela, que levou os participantes a ouvir os sons da água a bater nas pedras, a ver açudes, pequenas cascatas de água, casas e moinhos abandonados até chegarem ao mítico lugar dos moinhos de azeite, um sítio emblemático e muito encantador da freguesia. 

O resto da viagem pedonal, foi feita em direcção à Capela de Nossa Senhora da Graça, local onde se tinha iniciado a caminhada. 

No final, os elementos da organização que aproveitaram o dia para um convívio da família do Travassós Running, na Barragem de Queimadela, estavam visivelmente satisfeitos pois o objectivo de mostrar o que de melhor tinha a freguesia em termos paisagísticos foi conseguido, tendo a expectativa sido superada em muito. 

Aos participantes foi entregue um kit com água uma lembrança em metal alusiva à caminhada com o símbolo da instituição organizadora e alguns “vauchers” para acessos e descontos em serviços. 

Apesar da organização reconhecer algumas falhas, esteve à altura do acontecimento e não há melhor confirmação que a satisfação dos caminheiros demonstrada no final da caminhada. Por isso mesmo é que ficou prometida a segunda edição.

Sem comentários: