.

.
.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Andebol: Colégio de Gaia e ABC venceram a Taça de Portugal, em Fafe

Texto e foto: Diogo Gonçalves

Pavilhão encheu para a final masculina

As equipas do Colégio de Gaia e do ABC/UMinho foram os vencedores da edição de 2017 da Taça de Portugal, no sector feminino e masculino, respectivamente.   

Às 14:30 o Colégio de Gaia e o Madeira SAD mediam forças para ver quem levava a Taça para casa. O jogo iniciou-se com algumas falhas por parte das equipas e o primeiro golo só apareceu aos 3´por parte de Catarina Ruela, o Madeira foi logo à procura do empate e conseguiu aos 6,´daí em diante passou para a frente do marcador. Aos 12', o Madeira SAD vencia o Colégio de Gaia por 5-1 obrigando Paula Castro a pedir time-out. 

O Colégio de Gaia esteve sempre em desvantagem até ao intervalo, apesar de ter recuperado para 3 golos (11-8 ao intervalo). No segundo tempo o Colégio de Gaia entrou bem e aos 36´minutos conseguiu o empate, aos 38´ passou para a frente por intermédio de Nair Pinho. 

A partir daí o Colégio foi ganhando vantagem e as contas complicava-se para o Madeira SAD, até que aos 48´ perdiam por 5 golos. Até ao fim o Colégio esteve sempre em vantagem, mas o Madeira SAD ainda “assustou” aos 51' estava a perder apenas por um golo (21-22). Ambas as equipas ainda conseguiram marcar mais um golo cada e o marcador não voltou a mexer nos últimos 6´, com muitas oportunidades falhadas por ambas as equipas. A partida terminou 22-23. E o Colégio de Gaia/Toyota venceu a Taça de Portugal 2016/2017.

O Pavilhão Multiusos encheu para ver a final da Taça entre Sporting e ABC. A partida começou com um golo logo ao início de Pedro Portela de contra-ataque, o ABC respondeu com Diogo Branquinho. O jogo esteve equilibrado até aos 15' minutos mas a partir de ai o ABC tomou conta do jogo aos 26´Miguel Sarmento conseguia a maior vantagem da primeira parte (11-16). Carlos Carneiro viu ser-lhe mostrado cartão vermelho por ter feito falta a Diogo Branquinho quando este ia em contra-ataque. Ao intervalo a vantagem dos bracarenses mantinha-se em 5 golos (14-19). 

Na segunda parte o Sporting ainda não tinha melhorado para tentar discutir o jogo com o ABC e aos 41´perdia por 20-26. A partir do minuto 50´o Sporting equilibrou o jogo aos 59´Pedro Seabra fez o 29-30 e logo a seguir Bozovic fez o 30-30, Hugo Rocha ainda teve tempo de rematar mas este foi ao lado, não conseguindo evitar o prolongamento. 

André Gomes fez o primeiro golo do prolongamento. O ABC esteve melhor no prolongamento, conseguiu estar sempre na frente do marcador. A partida terminou 33-35 para O ABC/UMinho. Pedro Spínola fez um grande jogo com remates muito certeiros, Emanuel Ribeiro guarda-redes do ABC também esteve muito bem nos últimos minutos da partida conseguindo 6 defesas em 18 remates, inclusive defendeu um 7 metros muito importante. Parabéns ao ABC pela conquista da Taça de Portugal. 

Sem comentários: