.

.
.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Nuno Fernandes foi enorme ao ajudar um atleta em dificuldades abdicando de posição melhor no pódio

Texto: João Carlos Lopes / Foto: DR 

Um acto de altruísmo só ao alcance dos verdadeiros campeões


No atletismo nem só de vitórias se vive, porque é uma modalidade que engloba actos e atitudes só ao alcance de grandes pessoas, que abdicam dos resultados em prol do bem estar dos outros. Foi o que sucedeu com o atleta do Clube de Atletismo de Fafe, Nuno Fernandes, que tinha a possibilidade de cortar meta em 2.º lugar, na Corrida de S. Tiago, que ligou Celorico a Mondim de Basto, mas abdicou dessa posição para ajudar um companheiro em dificuldades, Pedro Magalhães da Associação Mondim Atletismo que estava com enormes dificuldades. 

O fafense não só ajudou o colega de corrida, dando-lhe o seu ombro e amparando-o até à meta, como o deixou cortar a linha de chegada à sua frente. A nobreza deste acto só está ao alcance dos verdadeiros desportistas, de quem sabe o que é sofrer e facilmente compreende o sofrimento dos outros.  

São actos de altruísmo como este que tornam o desporto bonito e espectacular. Nuno Fernandes é um campeão nato, de uma entrega enorme nas corridas e com muitas provas dadas, nomeadamente a nível de trail, em que faz duras e exigentes ultramaratonas. Mas nesta corrida revelou-se o campeão dos campeões, ao abdicar do objectivo de chegar à frente para ajudar quem mais precisava naquele momento.

Sem comentários: