.

.
.

domingo, 3 de setembro de 2017

Enorme Nuno Fernandes que completou os 167,51 km do Ultra Trail Mont Blanc (França)

Nuno Fernandes ao centro, com o irmão Eusébio
Fernandes do lado esquerdo e João Vieira Mendes
do lado direito  
Texto: João Carlos Lopes 


O verdadeiro "Homem de Ferro" fafense 


O atleta do Clube de Atletismo de Fafe (Fafe Runners) Nuno Fernandes (Lecas), completou os 167,5 Km da prova de trail mais mítica do mundo, o Ultra Trail Mont Blanc, que começou em Chamonix, Fafe ao fim da tarde de sexta feira para terminar no mesmo local, volvidas mais de 30 horas, depois de passagem pela imponente montanha francesa com 2500 metros de altitude. Nuno gastou o tempo de 30:38:06 horas tendo feito a corrida  a uma média de de 5,5 km/hora. Foi 148.º da geral e 87.º, na sua categoria de seniores masculinos. Na chegada à meta fez questão de tirar a roupa que tinha por cima para mostrar orgulhosamente a camisola do Clube de Atletismo de Fafe. Nuno Fernandes foi enorme na força, na coragem, na atitude e na humildade, não negando as origens.  

Esta foi a corrida da vida de Nuno Fernandes, que transportou o dorsal n.º 653,  que há poucos anos atrás enveredou por esta vertente do atletismo e foi-lhe ganhando pulso, conquistando o respeito e admiração dos melhores atletas nacionais da modalidade. 

Concluir o Mont Blanc não está ao alcance de qualquer atleta e é o resultado de muitos treinos, de milhares de quilómetros percorridos e de uma preparação específica que exigiu esforço e muito sacrifício por parte de um atleta que se dedica à modalidade apenas nos seus tempos livres e após as horas de trabalho.   
Nuno Fernandes é um verdadeiro campeão e merece o respeito e reconhecimento de toda a comunidade fafense. Esta prova reúne os melhores atletas de trail de todo o mundo e por norma cerca de metade não a termina. A participação na mesma é muito selectiva e o campeão fafense mereceu estar presente e confirmou as suas grandes qualidades de atleta.  

A prova foi ganha pelo francês François D’Haene (19:01,32 horas). Já o melhor português foi o atleta do Ludens Clube de Machico que terminou na 18.ª posição (22:49:07 horas).

Houve outro atleta do Clube de Atletismo de Fafe a ir até Chamonix, João Vieira Mendes que participou na prova de OCC de 56,4 km, a qual terminou na 379.ª posição a uma média de 6,3 km/hora, tendo gasto o tempo de 8:56:57 horas.  

Sem comentários: