.

.
.

sábado, 2 de setembro de 2017

OPINIÃO: O GD Travassós de 1975 morreu, mas vamos lutar por um novo

Texto de opinião de: José Carvalho 

"Hoje o Arões joga na divisão do Fafe e o Travassós fechou as portas"

Escrevo esse texto com uma tristeza profunda porque o GD Travassós era algo que mexia com os travassolenses. Chegava o domingo e íamos ver o nosso Travassós que movia toda a gente: crianças, jovens, adultos e idosos. 

Havia muita mística em Travassós. Os outros clubes podiam ser melhores, mas nós em campo mostrávamos a nossa identidade. Tivemos equipas de grande qualidade nas décadas de 80, 90, entre outras. O problema do GDT foi querer evoluir rápido demais, quando haviam investidores a injectar dinheiro. 

Hoje em dia vimos o mundo do futebol é cada vez mais é um negócio, está a perder a sua essência. O dinheiro tanto poderá levar a coisas boas como más e não falo só no caso do GDT. Mesmo no futebol profissional existe isso e o caso mais recente é o Valência de Espanha(têm Muito dinheiro mas não da cartas.) No no nosso caso, isso também aconteceu levando o clube a fechar portas. 

Os nossos jogadores da terra foram muito bons. As melhores equipas que tínhamos a maior parte eram constituídas por atletas de Travassós. 

O clube deixou de apostar nos jogadores da terra para apostar noutros que achavam que poderiam dar mais certo. Não crítico isso, são apenas decisões. 

Um dos problemas também foi querermos chegar ao patamar do Fafe, jogar na mesma divisão. Havia quem nos comparava ao Arões, mas na realidade não poderia haver essa comparação, porque o Arões tem uma gestão incrível. 
Poderiam ter subido mais rápido, mas preferiram jogar na mesma divisão muitos. A isso chama-se gestão. Hoje o Arões joga na divisão do Fafe e nós GDT fechamos as portas. 

Temos de voltar ao activo, mas para isso temos de lutar e começar a assumir. Temos de começar do zero, gente com capacidade de liderança, uma nova direcção que pode incluir pessoas da antiga direcção mas cujo objetivo seja sempre o Travassós. 

Começaremos a jogar no Futebol Popular alguns anos, para começar a cativar os nossos jovens para virem representar o clube da terra. Temos um dos melhores campos sintéticos da zona de Fafe, uns balneários de luxo. Mais tarde poder haver formação para os mais pequenos e assim a mística vai-se conquistando outra vez. 

Um novo nome, um símbolo quase igual nem que se acrescente mais uma estrela. O GDT de 1975 morreu. Mas vamos lutar por um novo Travassós e idealizar a geração de 80 e 90. Não importa o nome mas sim que tenha apenas a palavra TRAVASSÓS. Deixo esse apelo e vamos tentar lutar por Travassós. 

SOMOS TRAVASSÓS!

Sem comentários: