.

.
.

sábado, 11 de novembro de 2017

1.ª Div. AF Braga: GD Fareja, 2 - ACD Pica B, 3 (Marquinhos desequilibrou)

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Juventude com pica fareja a vitória 

Numa partida que teve dois protagonistas, o jovem Marquinhos e o veterano Maia, ambos a bisar no jogo, a equipa da ACD Pica "B", liderada por Rafael Leite, antigo treinador do GD Fareja, bateu esta formação por 3-2, mostrando que por vezes a táctica vale mais que a posse de bola. 

O Fareja, sob o comando de Hélder Oliveira, abordou o jogo de forma muito positiva e teve a primeira chance de golo aos 6', com Vitela, assistido por André, a cabecear desenquadrado. 

A dominar completamente o jogo, um erro do Fareja cometido perto do meio campo custou o primeiro golo da partida, porquanto Marquinhos roubou a bola a Rui e embalou para a baliza contrária até bater Gil aos 13'. Dois minutos depois, Hugo Nobre atirou à malha lateral da mesma baliza. 

O Fareja continuou a ter mais posse de bola e a Pica apenas chegava perto da baliza de Gil de bola parada e isso veio-se a reflectir no marcador aos 29', com Vasco Coelho a ter uma incursão pela esquerda, a entregar para Maia rematar certeiro para o 1-1. 

Vasco Coelho voltou a estar em acção aos 41', agora do lado direito, a proporcionar uma boa defesa a Marcos, num remate cruzado. 

A Pica marcou no primeiro lance da segunda parte, com Marquinhos a estar novamente em evidência ao imiscuir-se pela esquerda para entregar a Bruno Carvalho para este mudar o marcador para 1-2 com um remate certeiro na área, quando estavam apenas decorridos 35 segundos do recomeço. 

O Fareja teve a oportunidade de empatar aos 54', com Maia a isolar-se mas na cara de Marcos a atirar ao lado. No minuto seguinte foi André a colocar o jovem guarda-redes da Pica à prova com boa defesa e na recarga Vasco Coelho a não aproveitar. 

A igualdade para o Fareja veio aos 57', de grande penalidade, assinalada pelo árbitro apesar do auxiliar estar mais perto do lance e nada assinalar, tendo considerado derrube de JP a um jogador da casa. Maia aproveitou para bisar no jogo e fazer o 2-2. 

O Fareja tentou avançar no marcador através de André por duas vezes, na primeira Marcos socou a bola e na segunda, o remate em jeito saiu ao lado do segundo poste. 

A primeira substituição de Rafale Leite feita aos 66', surtiu efeito aos 81', pois Chico isolou Marquinhos que voltou a revelar instinto de matador e na cara de Gil não perdoou pela segunda vez na tarde, revelando-se como a figura do jogo.    

O Fareja teve mais posse de bola mas nem sempre soube o que fazer com ela, ao invés da Pica que mostrou eficácia aliada a uma táctica que passou por algum sofrimento mas deu resultados práticos. Nos minutos finais o jovem guardião Marcos fez aquilo que muitos profissionais fazem, queimou algum tempo para cortar o ímpeto ao adversário e na verdade acabou por ajudar à vitória da sua equipa.     

Jogo no Campo de Jogos de Fafeja, Fafe. 


Árbitro, Jorge Abreu, auxiliado por Fernando Alves e Carlos Pizarro. 

GCDR FAREJA: Gil; Rui (Fonseca, 64'), Adolfo, Migalhas, Zé (Pedro Ribeiro, 88'), Vitela, Pedro Salgado (Pedro Carvalho, 69'), André Coelho, Chinelo e Maia. Treinador, Hélder Oliveira. 

ACD PICA "B": Marcos; Carlos Bruno, João Leite, Pizi, Hugo Nobre, Rafael (Fábio Nobre, 73'), Flávio, Bruno Carvalho, Marcelo (Chico, 66'), Marquinhos e Rui Pedro (Luís Carvalho, 84'). Treinador, Rafael Leite.

DISCIPLINA: Cartão amarelo a: Marquinhos, 30'; Rui, 44'; Vasco Coelho, 78'; Chinelo, 86 e Chico, 90+3'. 

GOLOS: Marquinhos, 13' e 81'; Maia, 29' e 57' (g. p.) e Bruno Carvalho, 46'.      

Sem comentários: