.

.
.

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Weekend Derby em Fafe: Muitos duelos entre equipas do Concelho

Texto: João Carlos Lopes 

Oxalá que no final dos cinco dérbis ganhe o desporto  

Este fim de semana vai ser pródigo em dérbis no Concelho de Fafe, praticamente todos a nível de futebol. 

Aparentemente, o mais mediático será o dérbi jogado no Municipal de Desportos de Fafe no Domingo em que o Arões SC defronta a AD Fafe, naquela que agora é a casa de ambos, uma vez que os aronenses estão com obras de alargamento do seu estádio. O Municipal de Desportos vai ser o S. Siro ou será Giuseppe Meazza? Já agora fique a saber que quando Milan joga em casa o estádio é chamado de San Siro e quando é o Inter o anfitrião os seus adeptos chamam-lhe Giuseppe Meazza. Como seria se Fafe e Arões partilhassem sempre o mesmo estádio? Certamente entre Arões e Fafe será um jogo em tons de verde e amarelo se as equipas utilizarem os seus equipamentos habituais. Com objectivos antagónicos as equipas estão muito próximas na tabela, com apenas três pontos a separá-las, Fafe (16) e Arões (13). Ganhe quem ganhar ganhará sempre o Concelho de Fafe, o mesmo no sentido inverso. O Ideal é que pudessem ganhar as duas mas não vai ser possível e o empate pode penalizar mais uma que outra equipa, tendo em conta o objectivo de cada um.    

Mas os dérbis fafenses começam muito antes.

No sábado, em S. Gens, no Campo de jogos da Pica, pelas 15 horas, joga-se outro dérbi emocionante entre eternos rivais do futebol distrital, dois clubes cuja rivalidade leva a jogos acessos e muito disputados, fazendo lembrar os velhos tempos do FC Fafe e do Sporting de Fafe. Acima de tudo ninguém quer perder e ambas as equipas estão a precisar de capitalizar a moral dos jogadores na Série B da Divisão de Honra da AF Braga, onde estão a fazer uma temporada muito abaixo daquilo que podem e devem. 

Praticamente no outro extremo do Concelho e na divisão abaixo, a 1.ª Distrital, Série D, Fareja e Silvares medem forças no pelado dos ferroviários. Ambas as equipas estão com a moral em alta depois das vitórias alcançadas na jornada anterior. Mais um jogo em que ninguém quer perder. O jogo está aprazado para as 15 horas. 

Noutro patamar, no Futebol Popular, na Liga da AMAF, o S. Clemente vai receber o Serafão, numa partida entre dois dos protagonistas pelos primeiros lugares da temporada passada. São sempre jogos disputados com os nervos à flor da pele. A partida vai desenrolar-se em Silvares S. Clemente, pelas 15 horas.  

Noutro patamar e noutra modalidade, o Futsal, os Juvenis da AD Fafe vão medir forças com os do Grupo Nun'Álvares/IESFafe, no Pavilhão Municipal de Desportos, pelas 17 horas. São jovens mas ambas as equipas querem ganhar.    

Certamente que noutros escalões haverão outros dérbis a nível distrital, mas estes são, à partida, os mais relevantes, não tirando mérito nem importância a ninguém. Isto só vem provar a vitalidade do desporto concelhio e oxalá que no fim de todos os jogos ganhe o desporto.   

Sem comentários: